Notícias
Velejadores se reúnem no mar de JP neste fim de semana
O mar de João Pessoa, mais precisamente a Praia do Bessa, será palco neste fim de semana do Campeonato Paraibano de Optimist, que vai reunir velejadores com idades entre 9 e 13 anos. Ao todo, serão realizadas cinco regatas, sendo três no sábado e duas no domingo.
A Optimist é uma tradicional categoria da vela, que comporta competidores entre 7 e 15 anos. Mas, para a competição deste fim de semana, entre os inscritos, a idade mínima dos velejadores é 9 e a máxima é 13. Aliás, um atleta de Alagoas estará na disputa em meio aos paraibanos.
No primeiro dia de provas, o sábado, os competidores percorrerão três vezes o percurso oficial da classe, que é no formato trapezoidal e tem uma dimensão cerca de 2,5km. Um circuito fechado será montado em frente ao Iate Clube, e a expectativa dos organizadores do evento é que cada volta dure cerca de meia hora, com um intervalo de 10 minutos entre as regatas.
Já no domingo acontecerão mais duas regatas: a primeira no mesmo formato da do dia anterior (trapezoidal); e a segunda uma travessia, partindo do Iate Clube, indo até as proximidades de Areia Vermelha e seguindo até a linha de chegada, na Maria Pier-34, totalizando cerca de 8km. Essa última regata, a travessia, que deve durar cerca de duas horas, é considerada pelos organizadores da competição como bastante desafiadora, devido à grande distância e às dificuldades encontradas, sendo uma delas a passagem pelo Mar dos Macacos, em Intermares.
Programação do Campeonato Paraibano de Optimist:
Sábado 10h30 Reunião dos timoneiros
Sábado 12h Início das regatas 1, 2 e 3
Domingo 11h Início das regatas 4 e 5
Domingo 15h Cerimônia de premiação
O campeonato está sendo realizado pela Barroca Escola de Vela, patrocinado pela Marina Pier-34 e apoiado pelo Iate Clube da Paraíba.
Ao término das regatas do domingo, será realizada a premiação na Marina Pier-34 com a presença de todos os participantes, familiares e admiradores do esporte.
O Campeonato de Optimist é um grande marco para a vela paraibana, pois marca o retorno da categoria aos mares da Paraíba após 20 anos sem uma disputa desse tipo. Importante destacar o crescimento do esporte no estado nesta temporada 2020, com a realização de várias escolinhas de vela, regatas locais e a participação de cinco atletas paraibanos no 48º Campeonato Norte-Nordeste, que foi realizado em Maria Farinha, em Pernambuco.
Fonte: ge/pb