Notícias

Tabajara homenageia a Capital com série de reportagens

publicado: 04/08/2020 15h50, última modificação: 04/08/2020 17h21

A cidade de João Pessoa completa nesta quarta-feira (05) seus 435 anos. Fundada em 1585 é a terceira mais antiga do Brasil, atrás apenas de Salvador e Rio de Janeiro. Uma cidade costeira próxima da foz do rio Paraíba, no leste do país. Essa data é feriado no Estado, por ser o dia da fundação da Paraíba e também da padroeira da Capital, Nossa Senhora das Neves.

Em homenagem a esse dia, a Rádio Tabajara exibiu em seus programas jornalísticos, uma série de reportagens do jornalista Mateus Silomar, intitulada “Os nomes por trás das obras”. São cinco matérias explicando sobre os monumentos que estão espalhados pela cidade e o que cada um representa na história da Capital paraibana.

O Jornal A União, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, adaptou para o texto impresso e publicou a série em suas páginas para os leitores também terem acesso ao conteúdo das reportagens.

De acordo com Mateus, a série pretendeu não apenas entender um pouco a história, mas também refletir sobre ela. “Muitas vezes passamos por locais, como: ruas, avenidas escolas e não sabemos o que há por trás dos nomes desses lugares. Conhecer e ressignificar a história é um passo fundamental para a construção de um novo saber”, disse.

Ele ainda acrescentou ter sido uma experiência enriquecedora construir esse material, que contou com os trabalhos técnicos de João Lira, produção de Rayo Miranda e Lucas Duarte. A colaboração foi de Ivyna Souto e do gerente de jornalismo, Marcos Thomaz.

No link abaixo você pode acessar e conferir cada um dos episódios da série.

Ep 1: Episódio 1 – série “Os nomes por trás das obras”

Ep 2: Episódio 2 - série "Os nomes por trás das obras"

Ep 3: Episódio 3 - série "Os nomes por trás das obras"

Ep 4: Episódio 4 - série "Os nomes por trás das obras"

Ep 5: Episódio 5 - série "Os nomes por trás das obras"

Ep 6: Episódio 6 - série "Os nomes por trás das obras"

Ep 7: Episódio 7 - série "Os nomes por trás das obras"