Tabajara começa hoje cobertura completa das eleições 2020

publicado: 29/09/2020 08h48, última modificação: 02/10/2020 12h49

A Rádio Tabajara, emissora da Empresa Paraibana de Comunicação – EPC -, iniciou nesta terça-feira (29) uma cobertura extensa e que pretende ser a mais democrática do Estado, sobre as Eleições Municipais 2020. Serão mais de 40 dias levando informações detalhadas sobre o pleito, com dicas, serviços ao eleitor, entrevistas e apresentação de propostas dos candidatos. O foco de todo o trabalho será na pluralidade, pela responsabilidade que a emissora pública tem de somar a esse processo democrático.

De acordo com o gerente de jornalismo da Rádio Tabajara, Marcos Thomaz a empresa trabalha reconhecendo seu papel diante da importância dos meios de comunicação neste momento. “Vamos dar continuidade ao trabalho diário, prezando sempre pela responsabilidade social que temos em trazer, com a maior abrangência possível, as propostas de todas as vertentes aos eleitores ouvintes”, afirmou.

Segundo Marcos, para alcançar esse objetivo os dois jornalísticos da emissora estarão totalmente pautados neste período para realizar a cobertura das eleições 2020 no Estado. A partir desta terça-feira (29) os ouvintes acompanharão uma série de entrevistas com os candidatos dos municípios que fazem parte da região metropolitana de João Pessoa. “O objetivo é oferecer esse espaço aos candidatos de todas as cidades da grande João Pessoa, mas, se possível, e tivermos tempo hábil para isso, a pretensão é estender as entrevistas com os candidatos das principais cidades do interior do Estado também”, argumentou.

Os eixos temáticos definidos e apresentados aos candidatos, que poderão ser abordados nas entrevistas são: Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Emprego e Renda, Moradia, Meio Ambiente e Ações Sociais.

O Jornal Estadual, que vai ao ar das 6h às 8h da manhã, começou hoje com os candidatos à prefeitura da cidade de Conde, oferecendo o mesmo espaço de tempo que dará para cada um, além do direito de responder às perguntas dos ouvintes, que poderão enviar suas perguntas pelo número do Whatsapp da Rádio. Já o Fala Paraíba abrirá espaço, inicialmente, para os candidatos à prefeitura da capital, João Pessoa. “A Tabajara oferecerá espaço, independente de coeficiente eleitoral. Segundo a legislação, a obrigatoriedade de cobertura pelo veículo de comunicação é apenas para candidatos que tenham coeficiente eleitoral. Mas, diante do compromisso que a emissora tem com a democracia, estamos ampliando esse leque”, frisou Marcos.

Seguindo o trabalho de cobertura das eleições 2020, durante toda a programação diária, a Rádio Tabajara vai veicular produções exclusivas, como doses diárias de informações, com temas pertinentes e atuais do cenário eleitoral no Estado. Dicas, curiosidades, o que é permitido e o que não é durante este processo, além de informações históricas e tudo que possa contribuir para esclarecer como o pleito acontece e a sua importância. Essas ‘pílulas’ poderão ser ouvidas na emissora até o resultado final das eleições municipais no Estado.

No dia das eleições a Rádio Tabajara estará ao longo de 15 horas ininterruptas, com uma programação totalmente voltada para o dia da votação. Terão programas temáticos específicos, mesas redondas, debates. Os ouvintes acompanharão na Tabajara, em primeira mão, a abertura da primeira urna no Estado, antes mesmo da divulgação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Isso acontecerá por meio dos nossos correspondentes espalhados por todo o interior do Estado, além dos profissionais que estarão na Capital e grande João Pessoa”, disse Marcos, frisando que a emissora contará com cerca de 50 profissionais envolvidos nesta cobertura, no dia das eleições.