Notícias

Série de reportagens da Rádio Tabajara é finalista de um dos maiores prêmios jornalísticos do Brasil

publicado: 24/07/2023 14h50, última modificação: 25/07/2023 10h15
Design padrão Rádio(14).png

A Série de Reportagens da equipe jornalística da Rádio Tabajara é uma das finalistas no Grande Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2023 com o tema "Na Paraíba o Agro não é pop, não é Tech, mas é tudo... para muitos." Com produção de Fernanda Gonçalves, execução do jornalista Marcos Thomaz e edição de João Lira e Marcos Pak, a série dividida em quatro matérias narra os modelos agropecuários paraibanos com foco principal na agricultura familiar, responsável por 90% da produção estadual.

O material, que custou um trabalho de pesquisa de meses pela produção, com levantamento de dados, destaques das culturas locais, índices econômicos, métodos produtivos, tecnologia, acesso à crédito, mas principalmente com foco nas histórias de vida das pessoas envolvidas nesse universo agrário, aqui na Paraíba. Uma série que buscou mostrar a radiografia do setor econômico que põe comida na mesa dos paraibanos todos os dias.

A série ainda retrata um olhar humano sobre as "dores e flores" dos homens e mulheres dos campos da Paraíba, como a personagem Cleide que, expulsa de casa, pariu o primeiro filho em meio à plantação de abacaxi, durante uma enxurrada, e da enxada criou todos os filhos e netos.

Prêmios já conquistados - A equipe de jornalismo da Rádio Tabajara, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) já conquistou seis troféus no 1º Prêmio Unimed de Jornalismo 2022. Na categoria Rádio, a Tabajara conquistou o 1º lugar, com a reportagem ‘Corrida de rua: um esporte acessível e democrático’, de Evellyn Lima; o 2º lugar, com a reportagem ‘Aposentados João Pessoa’, de Beth Menezes, e o 3º lugar, com a reportagem ‘Ato de doar’, de Wellington Sérgio. O Jornal A União, veículo de comunicação impressa da EPC também levou dois prêmios na categoria fotografia para Marcus Antonius e um na categoria de Texto, da jornalista Lucilene Meireles. Foram 79 inscrições, sendo 58 profissionais de diversos meios de comunicação e faculdades de Jornalismo. O prêmio teve como tema “Saúde e Qualidade de Vida em João Pessoa” e foi realizado como parte das  comemorações dos 50 anos da Unimed JP.

Além da produção da Rádio Tabajara, o Grande Prêmio do Banco do Nordeste 2023 ainda contemplou outra produção paraibana para esta grande final da edição deste ano, que é a televisiva, intitulada “Energia Nossa - Segunda Temporada” das TVs Cabo Branco e Paraíba, que tem como autores: Laerte Cerqueira, Thiago Ferreira, Eisenhower Almeida e Othávio Farias.

Sobre o Prêmio BNB - O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional é promovido desde 2003 e tem por objetivo potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional, com sustentabilidade. Concorrem nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retratem ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. A edição 2023 do Prêmio traz como foco para o Grande Prêmio Nacional o subtema "A importância do agronegócio para o desenvolvimento regional".

Ouça os quatro episódios da série "Na Paraíba o Agro não é pop, não é Tech, mas é tudo... para muitos" através do link.

registrado em: