Notícias
Em maio: Série ‘O Preço da Redenção’ estreia na programação da Tabajara e streaming da emissora
Uma série especial com produção exclusiva da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), tratando sobre a ressocialização de apenados do sistema prisional na Paraíba, estará na programação da Rádio Tabajara da segunda-feira, dia 2, até a sexta, dia 6. Os episódios entram no ar sempre às 18h na AM 1.110 e FM 105.5, e os internautas também poderão ouvir um por semana, durante o mês de maio, nas plataformas de streaming da emissora.
A equipe encabeçada pelo gerente de jornalismo da Rádio Tabajara, o jornalista Marcos Thomaz, idealizador e repórter do projeto ‘O Preço da Redenção’, conta também com os mídiassociais da emissora, Romana Ramalho e Karl Newman, além do editores de áudio Ana Clara Cordeiro, Luiz Monteiro e João Lira e colaboração de vários outros colegas da emissora.
A série, que estreia na primeira semana de maio, vem com uma sequência de 5 episódios apresentados por Marcos, trazendo abordagens sob diferentes ângulos a respeito do papel do sistema, do preso, da iniciativa privada e da sociedade em geral, na ressocialização de apenados. O material exclusivo será também publicado no Jornal A União.
De acordo com Marcos esta série foge um pouco das linhas tradicionais de discussões sobre o tema, mas destaca os desafios e a responsabilidade social da EPC nesse processo de parceria para reinserção do apenado na sociedade e no mercado de trabalho. “Ali, no presídio, quase imperativamente, todos ressaltam que habitam histórias, muito mais que meros artigos do Código Penal”, frisou.
Ele também pontuou que nesses espaços residem os autoproclamados injustiçados, em intensidade e realidade bem além do tradicional estigma “aqui todo mundo é inocente”. Outros aliciados pelo crime, desde cedo, ou simplesmente os que buscaram a opção mais fácil de ‘viver melhor’. Alguns ainda quiseram ter uma vida “digna”, entendendo luxo e conforto como dignidade.
“Os chamados reeducandos, que buscam trabalhar, ou estudar na prisão para aproveitar remissão de pena, aprendem um ofício, gozam de benefícios por bom comportamento, e assim tentam evitar o mundo ‘cão’ dos pavilhões das facções e vislumbrar um futuro diferente do lado de fora da prisão”, descreveu Marcos.
Na próxima segunda-feira os ouvintes e internautas poderão conhecer os detalhes desse trabalho, produzido e editado para mostrar os vários lados de histórias daqueles que estão privados da liberdade ou em processo de reintegração na sociedade, por meio de políticas públicas voltadas para este fim.