Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sebrae PB destaca estratégias para o turismo na crise
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sebrae PB destaca estratégias para o turismo na crise

Notícias

Sebrae PB destaca estratégias para o turismo na crise

Um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, o turismo está com as suas atividades praticamente paralisadas em todo o mundo, impactando não apenas os negócios que atuam diretamente nesse universo, como também outros setores, a exemplo de alimentação e serviços, que possuem na atividade turística uma importante fonte de renda. Diante desse cenário de dificuldades e da incerteza sobre quanto tempo a pandemia irá durar, muitas empresas estão revendo as suas práticas e estratégias para continuarem ativas no mercado e financeiramente saudáveis, enquanto não é possível retomar o trabalho e reaquecer a atividade.

Nesse sentido, segundo o Sebrae Paraíba, a principal recomendação para os empresários do setor é reorganizar as finanças de acordo com o cenário atual, planejando e acompanhando de perto o fluxo de caixa da empresa. Para essa adaptação à nova realidade, também é necessário que o empreendedor analise todas as contas e despesas do negócio, diminuindo todos os custos que forem possíveis nesse momento.   

Outro ponto que demanda atenção nesse período está relacionado com o atendimento oferecido aos clientes que haviam programado viagens e precisarão remarcá-las por conta da pandemia. Nesse caso, é importante que o empreendedor flexibilize as possibilidades de remarcação oferecidas ao consumidor, evitando o cancelamento, que teria como consequência a necessidade do reembolso. Para isso, também é fundamental estruturar um canal de atendimento facilitado, que ofereça conforto ao cliente e o deixe seguro para utilizar futuramente o crédito concedido.

Além de oferecer esse atendimento para os consumidores que já haviam contratado pacotes e serviços, também é relevante que as empresas aproveitem o momento para divulgar seu trabalho e prospectar futuros clientes. Isso pode ser feito a partir de conteúdos que reforcem a importância de permanecer em casa nesse período, mas que ao mesmo tempo apresentem experiências que poderão ser vividas no futuro.

“Nesse momento de distanciamento social, o empreendedor pode fazer vídeos contando a sua história de sucesso no turismo, falando sobre a sua hospitalidade e o tratamento dos seus funcionários, para que a felicidade deles contagie os visitantes. Faça com que os turistas tenham vontade de conhecer você, empreendedor ou empreendedora. Aproxime-se do seu cliente, melhore os relacionamentos”, destacou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba Regina Amorim.

De acordo com ela, o setor de turismo precisará se reinventar após a pandemia. “O nosso modo de viajar será outro. É preciso definir novos conceitos de negócios. No novo cenário econômico, turismo é sinônimo de segurança, bem-estar, cuidado e amor pelo outro, pelo turista. Esse é o novo simbolismo do turismo, que será cada vez mais segmentado, gerando experiências únicas, com a cultura do lugar”, explicou. 

Ainda falando sobre turismo, Regina Amorim também destacou que o momento é oportuno para inovar e descobrir novas oportunidades. “Muitos estão ‘esperando a chuva passar’, quando deveriam estar vivenciando as oportunidades inovadoras que a chuva proporciona. Então, busque aprimorar-se através de capacitações, pesquisas e montando dicas de destinos e serviços, por exemplo”, pontuou a gestora, ao destacar também que após a pandemia muitos turistas darão preferência para destinos mais próximos, pequenos deslocamentos e para a segurança de permanecer em seu território, aspectos que precisam ser levados em conta pelos empreendedores para o planejamento de suas estratégias e a reorganização de seus negócios.

Com Ass. Sebrae PB

registrado em: