Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Salão do Artesanato realiza Desfile Renda Renascença

Salão do Artesanato realiza Desfile Renda Renascença

Um dos momentos mais esperados da 31ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba acontecerá na próxima quarta-feira (29), com o desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, resultado das oficinas ministradas pelo estilista Ronaldo Fraga a rendeiras do Cariri paraibano,  em novembro do ano passado.

O evento, que será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, vai ter ainda a participação especial da cantora Sandra Belê, que fará toda a trilha sonora do desfile. Nascida em Zabelê, no Cariri paraibano, a artista tem forte ligação com a renda renascença, já que é filha de rendeira.

A coleção #SomosTODOSParaíba é inspirada na obra do artista plástico Flávio Tavares, e traz o trabalho de 35 rendeiras dos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre.

As oficinas ministradas por Ronaldo Fraga, que estará presente ao evento, são parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a comercialização da renda renascença, símbolo da região do Cariri.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez,  falou da expectativa para o desfile. “Esse desfile, que vai traduzir a mais pura essência do folclore paraibano, vem coroar todo o sucesso do Artesanato do nosso estado, além de aquecer o mercado e mostrar o fortalecimento do setor, conforme idealizou o nosso governador João Azevêdo”, afirmou.

Já o estilista Ronaldo Fraga adiantou, à época, um pouco do que o desfile vai trazer. “É um projeto de aculturação do design, que traz o olhar do design de moda para o olhar das rendeiras, para que elas se autorizem e ousem caminhar por caminhos ainda não trilhados”.

Em relação a Flávio Tavares, Ronaldo Fraga afirmou que o renomado artista plástico “conseguiu como poucos trazer a alma da rica cultura paraibana, e que terá suas telas bordadas por uma arte que fala muito desse lugar e do seu povo que é a renda renascença”.

O desfile da coleção #SomosTODOSParaíba, com produção de Haendel Melo, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, Sereia Praia, Sebrae e a Prefeitura Municipal de Monteiro.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira (29), às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. A entrada será um quilo de alimento não perecível.