Retro: Paraíba participa do ‘São João na rede’ dia 18 de junho

publicado: 31/12/2020 08h00, última modificação: 28/12/2020 15h31
<built-in function id>

Retrospectiva 2020: O Fórum Nacional Forró junto a outras representações regionais pelo país realizou o ‘São João Na Rede’ em substituição aos festejos juninos deste ano. O evento virtual, que durou 14 dias, contou com artistas de 14 estados. A Paraíba esteve presente, neste projeto, no dia 18 de junho.

Os festejos juninos deste ano não poderão ocorrer normalmente, devido às restrições de circulação e aglomeração de pessoas, por conta da pandemia provocada pela Covid 19. Mas um evento virtual será responsável por manter, de alguma forma, a tradição viva. Será 200 artistas de 14 estados, inclusive a Paraíba, confirmados no ‘Festival São João na Rede – o Forró que a gente gosta’. Começa no dia 12 de junho e terá 14 dias de uma programação com música, dança, oficinas, debates, poesia, rodas-de-conversa, além de muitas outras atividades. Os artistas paraibanos estarão levando a sua arte, através do projeto, no dia 18 de junho.

O Festival tem dois grandes objetivos: oferecer uma grade de entretenimento com artistas regionais que levarão para dentro das casas o Forró que alimenta o tradicional São João; e criar um fundo solidário destinado a profissionais da cadeia produtiva do Forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do distanciamento social. Essas doações serão realizadas mediante o cadastramento de pessoas no site www.saojoaonarede.com.br e distribuídas através de uma plataforma online.

O ‘São João na Rede’ nasce do esforço conjunto entre Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Aberto ao apoio dos famosos, o Festival prioriza em seu elenco artistas populares que primam pelo Forró tradicional.

Como será a ação solidária

O evento tem como um dos seus pilares o aspecto solidário. O público poderá realizar doações através de uma plataforma online de arrecadação (Sympla). Descontado o pagamento à plataforma de arrecadação, 80% dos recursos líquidos desse fundo emergencial serão destinados aos profissionais da cadeia produtiva do Forró que se encontram em situação vulnerável.

Os 20% restantes vão cobrir custos de produção e infraestrutura do evento. As pessoas que residem em um dos 14 estados que participam do festival e que pretendem receber o benefício devem preencher o formulário no site do evento – www.saojoaonarede.com.br – até o dia 30 de junho. Uma comissão de avaliação será formada para selecionar os que serão beneficiados.

Formato e transmissão

Os diferenciais do Festival São João na Rede são a diversidade da programação, a solidariedade e a visibilidade dos artistas da cultura nordestina.  As apresentações musicais ocorrerão a noite, mas durante todo o dia serão exibidas oficinas de dança, de instrumentos musicais e de gastronomia regional, etc. Também haverá recitação de poesia/contos/causos, além de exibição de documentários e clipes. O evento contempla também as crianças, incluindo para estas contação de histórias, brincadeiras e oficinas (de dança, indumentárias, culinária).

O conteúdo será transmitido inicialmente pelo YouTube e, em seguida, pelas redes Instagram e Facebook.

Reforço da matriz cultural

Ao reunir diversos formatos de atrações e conteúdos desse universo cultural, o Festival reforça as matrizes tradicionais do Forró e dos festejos da época.

Atualmente, o Forró passa pelo processo de instrução técnica para o seu reconhecimento oficial como patrimônio cultural brasileiro por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E, nesse contexto, o festival também tem importante contribuição, porque expõe a diversidade que respalda uma dimensão multifacetada do Forró.

As localidades

Alguns estados terão um dia específico para a sua programação. Nesses locais, os coordenadores mobilizaram as suas comunidades do Forró, todas trabalhando de forma colaborativa para construir o evento.

Os dois primeiros dias do festival serão 12 e 13/6, homenageando Santo Antônio. Depois, todas as datas de 18 a 29, festejando São João e São Pedro. A organização em cada local ficou sob a orientação dos coordenadores estaduais do Fórum do Forró de Raiz.

Os Estados participantes:

NORDESTE: