Notícias
Reportagem aborda debate sobre as consequências causadas pela desigualdade econômica no Brasil
A Rádio Tabajara, veiculou na grade de programação desta sexta-feira (29), a reportagem especial do repórter Richelle Bezerra Lima, com uma série de entrevistas sobre os efeitos negativos causados pela desigualdade econômica no Brasil, e suas consequências.
Reportagem especial – As entrevistas apresentadas nesta reportagem fizeram parte de um trabalho especial promovido pela Rádio Tabajara. Durante uma semana, os programas Jornal Estadual e Fala Paraíba, promoveram diversos debates sobre o peso dos impostos no bolso da grande população e como tributos geram arrecadação para os poderes públicos.
Concentração de poder – Conforme o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2019, registrava o Brasil em segundo lugar em má distribuição de renda entre sua população, atrás apenas do Catar, quando analisado o 1% mais rico.
Já em 2021, outro relatório sobre a riqueza global, dessa vez realizado pelo banco Credit Suisse, aponta que o Brasil continua sendo um dos países mais desiguais do mundo, em uma situação que foi piorada com a chegada da pandemia de Covid-1.
Ainda na reportagem, foram debatidos os efeitos dos impostos no bolso da população que recebe menos e paga mais: Com base em dados do Censo 2010 e da pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 80% (mais precisamente 79%) da população brasileira, que recebe até três salários-mínimos (R$ 2.172), contribui com a maior parte, 53%, de toda a arrecadação tributária do País.
A reportagem contou com edição de áudio de João Lira, produção de Rayo Miranda, Ívyna Souto e Thamyres Máximo, e gerência de jornalismo de Marcos Thomaz.
Confira a entrevista completa acessando o link abaixo:
MATÉRIA ESPECIAL – RICHELLE BEZERRA
Foto: Reprodução