Notícias
Rádio Tabajara veicula reportagem sobre a obrigatoriedade de cardápios em braille
A Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5) veiculou dentro da programação dos jornalísticos da emissora desta quinta-feira (21), uma matéria do repórter Wellington Sérgio, sobre a realização de ações em restaurantes que garantem a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.
O cardápio em braille é um material usado por pessoas com deficiência visual para acessar a lista de opções oferecidas em estabelecimentos como bares e restaurantes. Por lei, estabelecimentos comerciais da paraíba, devem disponibilizar cardápios em braille, garantindo a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.
Aqui em João Pessoa, a imprensa braile do Jornal A União, realiza um trabalho de transcrição do cardápio para alguns desses lugares, mais informações podem ser obtidas no e-mail (jornaluniao.braille@gmail.com).
Sobre as leis - A lei brasileira obriga os restaurantes a oferecerem a opção de cardápio com páginas em Braille (sistema de leitura utilizado por pessoas com deficiência visual). Sendo assim, os nomes de pratos do restaurante, bebidas e, também, os preços do estabelecimento devem estar adaptados para o Braille. Os restaurantes que infringirem a lei poderão ser responsabilizados. Com seu direito garantido, o deficiente visual terá mais autonomia dentro do restaurante. O cumprimento da lei é importante no processo de inclusão social e pode ser muito lucrativo para o seu negócio.
Confira a matéria completa acessando o link abaixo.
CARDÁPIO EM BRAILLE