Notícias

Rádio Tabajara repercute entrevista com balanço de ações da Secretaria de Estado da Saúde neste ano de 2022

publicado: 19/12/2022 10h34, última modificação: 19/12/2022 10h34
Design padrão Rádio (23).png

Em entrevista concedida ao programa "Jornal Estadual", desta segunda-feira (19), na Rádio Tabajara (FM 105.5 e AM 1.110), a secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, destacou um balanço de ações e investimentos executados neste ano de 2022, incluindo novos investimentos em equipamentos hospitalares, avanços na interiorização da Saúde, com residências, equipamentos, rede de tomógrafos e hemodinâmicas. E a ampliação do programa 'Opera Paraíba', que já realizou desde da criação, mais de 32 mil cirurgias. 

O programa Opera Paraíba foi criado para acabar com a longa fila de espera por cirurgias. Mais de 32 mil pessoas já foram beneficiadas e cerca de 1500 novos procedimentos são realizados todos os meses em todas as regiões da Paraíba, inclusive por vídeolaparoscopia e até de alta complexidade, como cirurgias neurológicas, ortopédicas e até bariátricas. 

As cirurgias acontecem nos Hospitais da Rede Estadual de saúde, podendo acontecer de forma permanente ou itinerante durante os finais de semana. O Programa Estadual é custeado com mais de 90% com recursos do tesouro do estado, destaque que o ministério da saúde só enviou R$ 400.000,00 em 2022 para cirurgias eletivas para a Secretaria estadual de saúde. O governo do estado já investiu mais de 15 milhões para realização de cirurgias eletivas em todo estado.

Também, houve um aumento de mais de 400% na realização de transplantes, sendo destaque a realização de transplantes cardíaco em um hospital público da paraíba (Hospital Metropolitano). Estado da Paraíba recebeu prêmio de reconhecimento nacional pelo incentivo à doação de órgãos e tecidos. O Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico.

A Paraíba também se torno o único estado do NE a ter uma UTI aérea 100% pública. O Serviço que presta suporte aéreo avançado de vida em tempo terapêutico oportuno, bem como viabilizar a logística de transplante de órgãos no estado. Cooperação entre Secretaria de Estado da Saúde – SES/PB e da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA - Renata Nóbrega 

 

registrado em: