Notícias

Quatro paraibanos participam do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

publicado: 02/07/2019 12h11, última modificação: 02/07/2019 12h15
Atletas Camping Escolar Paralímpico

Atletas Camping Escolar ParalímpicoA Paraíba está marcando presença na segunda fase do Camping Escolar Paralímpico 2019 com a participação de quatro paratletas: José Tiago, de judô, representando o Instituto dos Cegos de Campina Grande, além do seu treinador, Hélio Silva, que também é da mesma associação, e ainda Soarielly Florentino, que compete na natação, e da professora Ana Meireles, técnica de bocha, ambas da Funad.

O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), está sendo realizado no Centro Paralímpico Escolar, em São Paulo, e teve início no dia 25 de junho, encerrando nesta quarta-feira (3). Ao todo, cerca de 100 pessoas de todo o país das 3500 que estiveram presentes nas Paralimpíadas Escolares de 2018 foram convocadas para este Camping, que é uma preparação para os Jogos Paralímpicos de 2024 e 2018.

“De 3500 paratletas e técnicos que estiveram nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo no ano passado, a Paraíba também foi escolhida mandar seus representantes. É o trabalho no segmento que vem sendo expandindo a cada dia que passa e devido a um grande esforço na realização de eventos voltados para o paradesporto como: Paraíba Paralímpica, Jogos Escolares e Paraescolares, Jogos Paralímpicos da Paraíba e vários outros apoios”, disse Jonatas Castro, professor da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e assistente técnico da seleção brasileira de goalball.

“Todos estes que estão em São Paulo estão integrados no programa Paraíba Paralímpico, do Governo do Estado, que são escolinhas gratuitas de modalidades paradesportivas e que possuem 30 polos em 17 municípios da Paraíba. É um trabalho de base, que faz com que eles estejam bem preparados para os eventos importantes e, consequentemente, convocações como esta do Camping de São Paulo”, concluiu Castro.

O secretário Hervázio Bezerra, da Sejel, parabenizou os técnicos e paratletas que estão passando por essa preparação e destacou as medidas do Governo do Estado para o apoio ao paradesporto. “De parabéns aos que estão no evento do Comitê Paralímpico, que é esse Camping Escolar Paralímpico em São Paulo. O Governo do Estado vai continuar com sua política de investimento no paradesporto, porque os frutos estão sendo colhidos de forma positiva, com nossos representantes sendo chamados para eventos nacionais e internacionais”, frisou.

Na primeira etapa do Camping, que aconteceu no fim de janeiro deste ano, os atletas passaram por testes e avaliações, treinos especializados para melhoria de suas performances, além de palestras com técnicos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas profissionais. Para esta etapa a intenção é que eles estejam mostrando progresso e apresentem resultados melhores nas avaliações do que o que tiveram na primeira fase.