Notícias

Próxima terça-feira o Palco Tabajara ao Vivo recebe Bixarte e Filosofino

publicado: 21/05/2021 11h25, última modificação: 21/05/2021 11h25
bixarte.filosofino.padraoradio.jpg

O Palco Tabajara ao Vivo segue com atrações especiais ao longo desta sua quinta temporada direto da Usina Energisa, ainda sem público no local, mas com transmissões pela Tv Assembleia e Rádio Tabajara. Os que abriram o projeto esse ano foi Furmiga Dub e Vó Mera, com suas misturas de ritmos e histórias. Nesta semana, comemorando os 18 anos da Usina Cultural Energisa, o Palco recebeu Oliveira de Panela e Totonho, marcando excepcionalmente a data. Na próxima terça-feira, 25 de maio, o encontro musical será com os artistas paraibanos que conquistaram o primeiro e o segundo lugar na última edição do Festival de Música da Paraíba, Bixarte e Filosofino, respectivamente.

Bixarte nasceu em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. É poetisa, escritora, atriz e rapper e, apesar de bem jovem, já é uma das maiores expoentes do rap paraibano. Foi bicampeã estadual do Slam Parahyba e finalista do Slam Brasil. Em 2019, lançou o EP ‘Revolução’ e o álbum musical ‘Faces’, ambos realizados pelo estúdio BBS (Daniel ‘Big Jesi’).

Em seu trabalho, Bixarte parte da condição de trans não binária e negra e fala sobre linhas problemáticas diversas, como racismo estrutural, gordofobia, discursos de ódio, situação dos LGBTQI+, periféricos e todas as formas de preconceito e opressão, sejam de classe, raça ou gênero. Ao lado de A Fúria Negra, ela foi a primeira colocada do III Festival de Música da Paraíba, com a música “Cê não faz”.

J. Caetano (Filosofino) é poeta marginal, tatuador independente, artista visual e ativista cultural anti-racista. Nascido e residente em João Pessoa, encontrou mídia para os seus escritos na poesia falada, batalhas de poesia (slam) e na música. Atualmente, é vocalista e compositor da banda Orijàh, tendo um trabalho musical em andamento (Filosofino). Foi coorganizador do Slam Parahyba e representou a Paraíba no Slam Flup BNDES no Rio de Janeiro em 2018. Ganhou o segundo lugar no III Festival de Música da Paraíba, com a música “Manisfesto dos Cantos”.

Devido ao atual cenário de pandemia, que ainda exige cuidados, o evento está no formato online, com transmissão via sinal da Rádio Tabajara 105,5 FM e pelas redes sociais da Tabajara FM (facebook, instagram e youtube). E, também, transmitido pela TV Assembleia, nos canais 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e região), 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Na condução da cantora e compositora paraibana Val Donato, esta temporada do programa semanal de difusão da música autoral paraibana acontece até o dia 15 de junho, às terças-feiras, das 20h às 22h, na Sala Wladimir Carvalho, na Usina Energisa.

O Palco Tabajara consiste em apresentações musicais ao vivo, intercaladas por conversas sobre a trajetória dos artistas e, também, da participação do público através das redes sociais. O projeto foca, exclusivamente, na apresentação de artistas autorais paraibanos.

Serviço:

Evento: Palco Tabajara ao Vivo Edição Especial 18 anos da Usina

Data: entre 11 de maio e 15 de junho, uma vez por semana

Horário: 20h às 22h

TV Assembleia: canal 8.2 (TV aberta Grande João Pessoa, Campina Grande, Patos e região), canal 11 na net e 340.2 na Sky, GVT e Claro.

Confira as atrações desta temporada:

11 de maio: Furmiga Dub e Vó Mera

19 de maio (18 anos da Usina): Totonho e Oliveira de Panelas

25 de maio: Bixarte e Filosofino

01 de junho: Hazamat e About The Blues

08 de junho: Luana Flores e Parahyba Ska Jazz

15 de junho: Sandra Belê e Corda Bamba

registrado em: