Notícias

Programa toca obras do maestro José Siqueira em tributo aos seus 114 anos

publicado: 24/06/2021 12h17, última modificação: 24/06/2021 12h17
Design padrão Rádio - 2021-06-24T121719.677.jpg

A obra do maestro, professor, musicólogo e compositor paraibano José Siqueira, fundador das principais orquestras brasileiras e um dos mais importantes nomes da música erudita mundial, será a playlist do programa Espaço Cultural desta quinta-feira (24), no ar na Rádio Tabajara FM 105.5, das 22h à meia-noite.

Com apresentação do jornalista Jãmarrí Nogueira, o programa vai tocar ‘Xangô Cantata Negra’ e ‘Candomblé’, além de reunir depoimentos do regente Luiz Carlos Durier, da pianista e pesquisadora Josélia Vieira (sobrinha-neta de José Siqueira) e dos cineastas Eduardo Consonn e Rodrigo T. Marques (sobrinho-neto de José Siqueira), que acabam de lançar o documentário ‘Toada pra José Siqueira).

“Toada para José Siqueira” está disponível na 13ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, realizado até o próximo dia 27 deste mês, com programação on-line. O filme se propõe a fazer um resgate poético da vida e obra do maestro, fundador de várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, destacando a importância da obra de Siqueira, integrante da 3ª geração nacionalista de compositores brasileiros, que tinham o folclore como fonte de inspiração.

“Um artista e líder da classe musical que mostrou ao mundo a força e a diversidade da cultura brasileira e que segue desconhecido em seu próprio país após ter sua história apagada pela ditadura militar brasileira”, enfatiza a sinopse do documentário.

O “Painel Funesc” estreou no dia 14 de julho de 2020, promovendo encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.

SERVIÇO:

Programa Espaço Cultural – Tributo aos 114 anos do maestro José Siqueira

Quinta-feira, 24/06/2021, às 22h

Com depoimentos de Rodrigo T. Marques (cineasta) Eduardo Consonni (cineasta), Josélia Vieira (pianista) e maestro Luiz Carlos Durier (regente titular da OSPB)

Apresentação: Jãmarrí Nogueira

Transmissão: Rádio Tabajara

registrado em: