Notícias

Produção exclusiva da EPC tratará da ressocialização de apenados do sistema prisional na PB

publicado: 16/03/2022 16h31, última modificação: 16/03/2022 16h31
Design padrão Rádio - 2022-03-16T163016.378.jpg

O gerente de jornalismo da Rádio Tabajara visitou alguns dos projetos que são desenvolvidos em unidades prisionais da Paraíba, com foco na ressocialização de apenados. A cobertura jornalística feita nesses espaços estará disponível numa série especial, um material exclusivo que será veiculado na emissora e também publicado no Jornal A União.

De acordo com Marcos a série trará abordagens sob diferentes ângulos, fugindo um pouco das tradicionais, mas típica dos desafios e responsabilidade social da empresa. “Ali, no presídio, quase imperativamente, todos ressaltam que habitam histórias, muito mais que meros artigos do Código Penal”, frisou.

Ele também apontou que nesses espaços também residem auto-proclamados injustiçados, em intensidade e realidade bem além do tradicional estigma “aqui todo mundo é inocente”. Outros aliciados pelo crime desde cedo ou simplesmente os que buscaram a opção mais fácil de ‘viver melhor’. Alguns ainda quiseram ter uma vida “digna”, entendendo luxo e conforto como dignidade.

“Os chamados reeducandos, que buscam trabalhar, ou estudar na prisão para aproveitar remissão de pena, aprender um ofício, gozar de benefícios por bom comportamento, evitar o mundo cão dos pavilhões das facções e vislumbrar um futuro diferente do lado de fora da prisão”, descreveu Marcos.

Segundo ele, a série tratará sobre o papel do Sistema, do preso, da iniciativa privada “e, por que não, seu, nosso, da sociedade em geral na ressocialização de apenados”, que também será postada em formato podcast, em produção exclusiva da Empresa Paraibana de Comunicação. Em breve.

registrado em: