Prêmio Sebrae de Jornalismo: Profissionais da EPC levam 5 prêmios nas categorias áudio, texto e fotografia

publicado: 10/09/2024 11h07, última modificação: 10/09/2024 11h36

Com cinco profissionais, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) garantiu premiações em três das 5 categorias da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que aconteceu nessa segunda-feira (9), no Luzzco, em João Pessoa. Com o objetivo de reconhecer as melhores notícias sobre empreendedorismo e pequenos negócios, veiculadas em diferentes canais da imprensa, a iniciativa teve como novidade este ano a criação da categoria jornalismo universitário, que reconheceu a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico.

Na categoria fotografia garantiram 1° lugar: Júlio Cezar Peres (fotógrafo do Jornal A UNIÃO); e no 2° lugar: Roberto Guedes (fotógrafo do Jornal A UNIÃO); Já na categoria texto que levou o 2° lugar foi a repórter do Jornal A União, Sara Gomes; e na categoria áudio levaram o 2° lugar: Lukas Santiago (repórter Rádio Tabajara) e o 3° lugar: Vanessa Queiroga (repórter Rádio Tabajara).

Para a repórter Vanessa Queiroga foi uma experiência única ter contado a história da artesã que deu significado e costurou toda a reportagem vencedora. "É muito bom receber essa homenagem aqui do prêmio Sebrae de Jornalismo. Foi maravilhoso poder contar um pouquinho da história da artesã Marlene Leopodino, que faz o ofício da renda renascença de maneira incrível, levando a Paraíba para o mundo. Estou muito feliz e quero também parabenizar Davi Fenelon que fez a edição de áudio. Esse prêmio é nosso", festejou. Já Lukas Santiago desenvolveu a história de empreendedorismo de uma mulher que decidiu investir numa escolinha de vôlei. "A gente apresentou uma história com potencial, que mostrou o empreendedorismo da mulher no esporte, ainda muito dominado pelos homens. Estou muito feliz por retratar essa história e ser reconhecido por ela e ainda unindo o volei que é uma das minhas paixões”, celebrou.

A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez manifestou sua alegria e satisfação pela conquista dos profissionais. “Vale a pena investir na qualidade dos profissionais e proporcionar a eles as condições para que façam boas matérias. Isso é uma função muito relevante, afinal de contas, o jornalismo tem uma função pedagógica e nesse mundo de desinformação você ter cinco profissionais que trabalham na mesma empresa, em áreas diferentes, premiados, é um luxo muito grande. Parabenizo todos eles pelo empenho de cada dia nas matérias, mesmo porque não fazem pensando só no prêmio, mas na qualidade”, pontuou.

Ao todo, 107 trabalhos concorreram nesta edição e os vencedores avançaram para a etapa regional da premiação. A programação da cerimônia ainda contou com a palestra “Nordeste: +Fatos e dados e - Suposições”, proferida pela executiva de contas PE/PB da Kantar IBOPE Media, Gabriela Medeiros. O tema do 11º PSJ foi “Contribuição dos pequenos de negócios na transformação de realidades locais”. Na Paraíba, foram premiados os três primeiros colocados nas categorias de vídeo, texto, áudio, fotojornalismo e jornalismo universitário.

O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, falou que o mundo hoje vive uma convergência de multimídia e que tudo está interconectado. Nesse cenário, ele destaca que o prêmio tem um papel importante, pois estimula o profissional a estar conectado com o desenvolvimento local do município, do estado e do país. “Estamos, hoje, premiando as melhores práticas de jornalismo. São 11 anos de uma premiação. O Sebrae é um órgão fomentador. O prêmio também é um órgão fomentador. Uma maneira de fomentar, digamos assim, a evolução da imprensa. O prêmio é a forma de estimular cada vez mais que a gente avance nessa pauta de desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Confira o resultado final do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo na Paraíba:

Categoria Jornalismo em Áudio:

1º lugar: Coletivo Anticaos (CBN João Pessoa)

Representante do trabalho: Hebert Araújo

2º lugar: Levanta pra ela que é ponto: Mulheres protagonizam o jogo do empreendedorismo
(Rádio Tabajara)

Representante do trabalho: Lukas Santiago

3º lugar: Guardiãs da Renda Renascença (Rádio Tabajara)

Representante do trabalho: Vanessa Queiroga

Categoria Fotojornalismo:

1º lugar: Programa garante sustento para comerciantes de CG (Jornal A União)

Representante do trabalho: Júlio Cézar Pereira Peres