Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraibano Petrúcio Ferreira conquista ouro no Parapan

Paraibano Petrúcio Ferreira conquista ouro no Parapan

Paraibano Petrúcio Ferreira conquistou neste domingo (25) medalha de ouro nos Jogos Parapan Americanos 2019

Petrucio FerreiraO paraibano Petrúcio Ferreira conquistou neste domingo (25) a medalha de ouro na modalidade de atletismo nos Jogos Parapan Americanos, que estão sendo realizados em Lima, no Peru. Petrúcio, que é natural de São José do Brejo do Cruz, na região de Catolé do Rocha, foi primeiro lugar na prova dos 400 metros rasos com o tempo 49 segundos e 25 centésimos.

O paraibano ainda competirá em duas provas. Nesta terça-feira (27), disputará as eliminatórias dos 100 metros, prova que ele conseguiu o ouro nas Paralimpíadas do Rio 2016 e ainda na última edição do Parapan, em Toronto 2015, além do revezamento 4 por 100. As finais ocorrerão na quarta-feira (28). Petrúcio, que tem 22 anos, é o atual recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos com as marcas de 10 segundos e 50 centésimos e 21 segundos e 10 centésimos, respectivamente.

Petrúcio Ferreira foi descoberto nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, em 2013, quando na oportunidade, jogava a modalidade de futsal. “Ele estava jogando futsal pela etapa regional de Catolé do Rocha e quando eu vi seu desempenho, o convidei a fazer parte dos programas do Governo do Estado voltados para o para-desporto e agora, é um dos maiores para-atletas do mundo”, disse Ricardo Ambrósio, técnico da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Nesta edição dos Jogos Parapan de Lima, a Paraíba conta com 19 integrante s na delegação brasileira. No atletismo, Cícero Valdiran, Petrúcio Ferreira e Ariosvaldo Fernandes, além do técnico Pedro de Almeida, enquanto que no futebol de 5, os jogadores Luan Lacerda e Matheus Costa também foram convocados juntamente com a comissão técnica formada por: Fábio Luiz (técnico), Josinaldo Costa (assistente), Alexandre Sérgio (fisiologista) e Halekson Barbosa (fisioterapeuta).

Na seleção brasileira de goalball feminino, Dailton Freitas e Jonatas Castro, estão nos Jogos como técnico e auxiliar, respectivamente e no masculino, os paratletas Émerson Silva e José Roberto. A Paraíba também têm representantes no halterofilismo com: Ailton de Andrade e Maria Luzineide e na natação, com o Adeilton Dantas, que está como enfermeiro da modalidade. No taekwondo, Silvana Fernandes foi a paraibana convocada e no voleibol sentada, Agtônio Dantas.