Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba participa do ‘São João na rede’ dia 18 de junho

Paraíba participa do ‘São João na rede’ dia 18 de junho

Os festejos juninos deste ano não poderão ocorrer normalmente, devido às restrições de circulação e aglomeração de pessoas, por conta da pandemia provocada pela Covid 19. Mas um evento virtual será responsável por manter, de alguma forma, a tradição viva. Será 200 artistas de 14 estados, inclusive a Paraíba, confirmados no ‘Festival São João na Rede – o Forró que a gente gosta’. Começa no dia 12 de junho e terá 14 dias de uma programação com música, dança, oficinas, debates, poesia, rodas-de-conversa, além de muitas outras atividades. Os artistas paraibanos estarão levando a sua arte, através do projeto, no dia 18 de junho.

O Festival tem dois grandes objetivos: oferecer uma grade de entretenimento com artistas regionais que levarão para dentro das casas o Forró que alimenta o tradicional São João; e criar um fundo solidário destinado a profissionais da cadeia produtiva do Forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do distanciamento social. Essas doações serão realizadas mediante o cadastramento de pessoas no site www.saojoaonarede.com.br e distribuídas através de uma plataforma online.

O ‘São João na Rede’ nasce do esforço conjunto entre Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), a Associação Cultural Balaio Nordeste e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Aberto ao apoio dos famosos, o Festival prioriza em seu elenco artistas populares que primam pelo Forró tradicional.

Como será a ação solidária

O evento tem como um dos seus pilares o aspecto solidário. O público poderá realizar doações através de uma plataforma online de arrecadação (Sympla). Descontado o pagamento à plataforma de arrecadação, 80% dos recursos líquidos desse fundo emergencial serão destinados aos profissionais da cadeia produtiva do Forró que se encontram em situação vulnerável.

Os 20% restantes vão cobrir custos de produção e infraestrutura do evento. As pessoas que residem em um dos 14 estados que participam do festival e que pretendem receber o benefício devem preencher o formulário no site do evento – www.saojoaonarede.com.br – até o dia 30 de junho. Uma comissão de avaliação será formada para selecionar os que serão beneficiados.

Formato e transmissão

Os diferenciais do Festival São João na Rede são a diversidade da programação, a solidariedade e a visibilidade dos artistas da cultura nordestina.  As apresentações musicais ocorrerão a noite, mas durante todo o dia serão exibidas oficinas de dança, de instrumentos musicais e de gastronomia regional, etc. Também haverá recitação de poesia/contos/causos, além de exibição de documentários e clipes. O evento contempla também as crianças, incluindo para estas contação de histórias, brincadeiras e oficinas (de dança, indumentárias, culinária).

O conteúdo será transmitido inicialmente pelo YouTube e, em seguida, pelas redes Instagram e Facebook.

Reforço da matriz cultural

Ao reunir diversos formatos de atrações e conteúdos desse universo cultural, o Festival reforça as matrizes tradicionais do Forró e dos festejos da época.

Atualmente, o Forró passa pelo processo de instrução técnica para o seu reconhecimento oficial como patrimônio cultural brasileiro por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E, nesse contexto, o festival também tem importante contribuição, porque expõe a diversidade que respalda uma dimensão multifacetada do Forró.

As localidades

Alguns estados terão um dia específico para a sua programação. Nesses locais, os coordenadores mobilizaram as suas comunidades do Forró, todas trabalhando de forma colaborativa para construir o evento.

Os dois primeiros dias do festival serão 12 e 13/6, homenageando Santo Antônio. Depois, todas as datas de 18 a 29, festejando São João e São Pedro. A organização em cada local ficou sob a orientação dos coordenadores estaduais do Fórum do Forró de Raiz.

Os Estados participantes:

NORDESTE: