Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palco Tabajara traz ritmos afronordestinos a Usina Cultural Energisa
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palco Tabajara traz ritmos afronordestinos a Usina Cultural Energisa

Notícias

Palco Tabajara traz ritmos afronordestinos a Usina Cultural Energisa

A temporada 2019 do Palco Tabajara ao vivo apresenta em sua segunda edição, nesta terça-feira, 22 de outubro, os grupos Berimbaobab e Quadrilha. O projeto revisita os programas de auditório que fizeram história na quase centenária “vida” da mais antiga emissora paraibana e hoje representa o único nesse formato no rádio brasileiro. O PALCO é focado exclusivamente na apresentação de artistas autorais paraibanos e tem entrada franca.

O programa, gerado direto da Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, acontece sempre em intervalos de 15 dias, das 08h às 10h da noite, ao vivo pelas onda da sua Tabajara Fm 105,5 e retransmissão simultânea em 3 plataformas de redes sociais: facebook, instagram e youtube.

Nesta temporada Val Donato e Cíntia Peromnia dividem a apresentação do programa, que, além do principal quadro musical, conta com entrevistas e interação da platéia, função que estará sob a responsabilidade de Gi Ismael.

O novo conceito permite que tanto os espectadores virtuais, quanto os que acompanham pelas redes e ouvintes tradicionais interajam com as apresentadoras, lançando, inclusive, perguntas aos artistas durante a transmissão.

A Rádio Tabajara lançou o projeto “Ao Vivo” no ano de 2017, tendo continuidade em 2018 e retornando agora com 5 programas, além de estrutura e cobertura ampliada.

Para se ter idéia da dimensão atual do projeto, está sendo articulada a exibição de todas as edições em uma cadeia de emissoras públicas de TV do Nordeste, como TVE Bahia, TVE Alagoas, TVPE etc.

Berimbaobab

O grupo nasceu em 2012, no Senegal, envolvendo artistas paraibanos, senegaleses e franceses. Um projeto que une três continentes. Os artistas paraibanos envolvidos são Adeildo Vieira, Glaucia Lima, Erivan Araújo, Soraia Bandeira, Izza Ribeiro e Vant Vaz, contando ainda com músicos Beto Preah, Jorge Negão, Cassicobra e os irmãos Rudá e Uaná Barreto, além do grupo de dança Tribo Ethnos. Recentemente, o grupo foi convidado para participar do Festival “Les Nuits de La Poterie”, na região de Lhuis, próximo à cidade de Lyon, na França, para apresentar três espetáculos diferentes: o show “Berimbaobab Brasil”, envolvendo todos os 12 artistas; o show “Mistério de Caboclo”, do compositor e cantor Erivan Araújo; e o show “Das Tribos”, das cantoras Gláucia Lima, Soraia Bandeira e Izzah Ribeiro. Todos os shows apresentam músicas autorais, dos compositores do próprio grupo ou de outros artistas paraibanos.


Quadrilha

"Quadrilha" é um quarteto vocal formado pelos compositores Amorim, Guga Limeira, Elon e Pedro Indio Negro que, com o objetivo único de criar a partir das diferentes nuances de suas vozes, há um ano vêm se apresentando regularmente em João Pessoa e pelo interior da Paraíba, destacando-se apresentação recente no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa/PB. As canções falam de amor em várias formas de expressão e também de atos do cotidiano caucado na poesia paraibana, mas sem deixar de dialogar com outras vertentes culturais. Há um mês lançaram o single Abismo, que alcança mais de mil visualizações no YT. Em fase de finalização de seu primeiro disco autoral, arranjado por Helinho Medeiros e Jader Finamore, a Quadrilha apresenta-lhes um show leve, com momentos contemplativos e também dançantes, conduzidos pela percussão, que traz ritmos afronordestinos para o som. No repertório, além das canções autorais, há espaço de versar através de compositores consagrados da MPB.

 

Confira as próximas atrações da temporada 2019:

05 Nov – Nathalia Bellar E Survivant (Banda Vencedora Do Festival Rock De Garagem)

19 Nov - Escurinho E Cabruêra

03 Dez – Fuba E Samba De Praia

 

 

registrado em: