Notícias

Orquestra e Coro Infantil homenageiam Beethoven

publicado: 22/12/2020 11h27, última modificação: 22/12/2020 11h28

A pandemia do novo coronavírus não interrompeu o trabalho, mesmo virtualmente, das crianças da Orquestra Infantil da Paraíba e do Coro Infantil da Paraíba, que prepararam um concerto especial, nesse período natalino, em homenagem a Ludwig van Beethoven, para lembrar os 250 anos de seu nascimento. Dentro da  programação online Funesc na Rede, os jovens artistas vão executar a “Ode à Alegria”, da “9ª Sinfonia”, considerada uma obra-prima de Beethoven.

A exibição será nesta quarta-feira (23), às 20h, pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube. O concerto tem regência dos maestros Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel.

O regente da Orquestra Infantil da Paraíba, Marcelo Vasconcelos, lembrou as dificuldades que todos têm enfrentado durante a pandemia e como o trabalho teve que continuar. “O ano de 2020 jamais será esquecido, porque confrontou a vida com muita força e, consequentemente, estimulou uma reflexão profunda. Nós tivemos que pensar em soluções para tentar minimizar os danos imensuráveis trazidos pela pandemia e buscar resgatar, na medida do possível, o desenvolvimento artístico e humano das nossas crianças”, afirmou.

Ele destaca que 2020 também marcaria, em 17 de dezembro, o aniversário de 250 anos de um dos maiores nomes da história da música, o alemão Ludwig Van Beethoven. “Com sua obra que se compõe de mais de 200 peças, Beethoven se faz presente no cotidiano de muitos de nós, mesmo quase 200 anos depois partir. A nona sinfonia é, sem dúvida, a obra mais revolucionária. Com imensa relevância para a redefinição dos parâmetros composicionais da época, ele faz, pela primeira vez na história das sinfonias, em 1824, uso de um coral que, no seu quarto movimento, canta o “Hino à Alegria”, explicou o maestro.

Foi a qualidade e a beleza da obra que levaram a orquestra e o coro infantil a homenagearem o compositor alemão nos seus 250 anos. “Adaptando esse trecho da obra para a realidade técnica e artística das crianças da orquestra infantil, sob minha regência, e coro infantil, sob a batuta do maestro João Alberto Gurgel, tivemos a felicidade de conseguir integrar, virtualmente, nossas ferramentas culturais e produzir um material para inspirar todos que possam ouvir e ver a seguir com força e esperança. Foi necessário muito esforço para aprontar o material de estudo digitalizado, para elaborar um projeto de execução, gravar vídeo guia, ministrar aulas online, fazer análise e correção de vídeos e montar projeto de áudio e vídeo. O resultado de todo nosso trabalho pode ser visto no curto, mas carinhoso vídeo que preparamos com muita seriedade e alegria para todos”, completou Marcelo Vasconcelos.

Serviço

Concerto em homenagem a Beethoven

Orquestra Infantil da Paraíba e Coro Infantil da Paraíba

Regência: Marcelo Vasconcelos e João Alberto Gurgel

Exibição: 23/12/2020, às 20h

TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov

registrado em: