Na Tabajara, secretário do TRE-PB analisa tramitação de voto impresso

publicado: 29/06/2021 13h37, última modificação: 29/06/2021 16h16
Design padrão Rádio - 2021-06-29T133510.225.jpg

O Jornal Estadual desta terça-feira, 29, apresentado por Beth Menezes e Rayo Miranda, contou com a participação do Secretário da Tecnologia e Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior. Ele falou do sistema eletrônico de votação e conversou sobre a PEC que tramita no Congresso Nacional para o retorno do voto impresso. O programa vai ao ar das 6h às 8h, de segunda a sexta-feira, na Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5).

A PEC - Proposta de Emenda à Constituição - é de autoria da deputada Bia Kicis e aguarda apreciação do Congresso. Segundo a parlamentar, a PEC não estabelece que o voto seja feito em cédulas de papel, mas propõe que uma cédula seja impressa após a votação eletrônica.

Ainda de acordo com a deputada, dessa forma, o eleitor poderia conferir o voto antes que ele fosse depositado, de forma automática. O Secretário da Tecnologia e Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, frisou as implicações desse projeto, caso ele seja aprovado, e como funciona a votação eletrônica no Brasil.

Ele começou destacando que a justiça eleitoral teme o voto impresso pelas consequências que isso pode trazer. “No momento em que colocarmos mais uma impressora nas urnas eletrônicas, aumentamos a probabilidade de nos depararmos com problemas no funcionamento delas. Além do que, quando liberamos um comprovante daquele voto, institucionalizamos o ‘voto de cabresto’, sabendo que muitos eleitores mal-intencionados podem usar essa informação de forma desonesta”, mencionou.

Confira a entrevista completa na transmissão ao vivo do programa no link abaixo:

JOSÉ CASSIMIRO TRE - PB