Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na Tabajara pesquisador comenta vacinas contra Covid
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na Tabajara pesquisador comenta vacinas contra Covid

Notícias

Na Tabajara pesquisador comenta vacinas contra Covid

O Fala Paraíba desta segunda-feira, 29, contou com a participação do pesquisador do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Roberto Carlos Júnior. Ele falou no programa sobre a vacinação contra a Covid 19 e as pesquisas para desenvolvimento de novos imunizantes no Brasil.

Além das vacinas que já estão sendo aplicadas aqui no Brasil, o governo federal está no processo de compra de outras vacinas e mais dois imunizantes, em fase de pesquisa, que as farmacêuticas já solicitaram autorização da Anvisa para a realização de testes clínicos aqui no Brasil.

De acordo com o pesquisador as vacinas que estão sendo produzidas em solo brasileiro trazem grandes vantagens para o país. “Nós vemos isso como uma grande vantagem, pois nos dá maior poder de produção, aumentando a escala de fabricação e diminuindo mais a dependência de insumos estrangeiros”, pontuou.   

Sobre as fases de testes da vacina, o pesquisador explicou que esses imunizantes já passaram pelas fases 1 e 2, que são todos os testes feitos em animais, todos os toxicológicos e agora entra na fase dos testes em humanos. “Agora começa num pequeno grupo de pessoas e depois vai aumentando essa população”, ponderou.

Sobre a tecnologia utilizada na vacina desenvolvida pelo Butantan o pesquisador explicou a diferença que ela tem das demais. “Eles utilizam o vírus da gripe aviária, que não traz prejuízos para humanos. Ele é alterado com a colocação da proteína do vírus, fazendo com que, ao entrar em contato com o organismo produza defesa”, comentou.  

Confira a entrevista completa no link abaixo:

PESQUISADOR NO FALA PB

registrado em: