Notícias

Na Tabajara pesquisador explica dados da Covid 19

publicado: 18/03/2021 14h59, última modificação: 18/03/2021 14h59

O economista e professor da Universidade Federal da Paraíba, Cássio da Nóbrega foi entrevistado no Fala, Paraíba desta quinta-feira, 18. Ele é pesquisador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) e conversou com os apresentadores Ivyna Souto e Petrônio Torres sobre o acompanhamento dos dados da Covid-19 feito pelo laboratório.

“Desde o início da pandemia do novo coronavírus no estado nós fazemos o acompanhamento dos dados associados a essa doença. As pesquisas vão desde a análise de ocupação de leitos de UTI e enfermaria, assim como o surgimento de novos casos, os óbitos, perfil dessas mortes, análise de redes sociais e isolamento social. Diariamente nós divulgamos essas informações no perfil do instagram do Labimec”, disse.

De acordo com o pesquisador, na última semana foi lançado um Boletim Anual com o recorte da evolução da doença no estado. “Ao longo desse ano alguns órgãos nos procuraram como o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado, a própria UFPB. Mais recentemente foram desenvolvidas algumas comissões de biossegurança dentro da instituição e ontem nós tivemos a oportunidade de apresentar esses dados para esses grupos”, contou.

Sobre o que os dados revelam da situação da pandemia hoje no estado, o pesquisador separou em dois momentos: primeira e segunda onda. “Consideramos a primeira onda de março até início de dezembro de 2020 e a segunda, de dezembro até os dias atuais. Avaliando pelo número de casos, nos 232 dias da primeira onda, foram registrados 133 mil infectados pela Covid 19 na PB. Já nos outros 99 dias somamos 100 mil novos casos. Ou seja, a velocidade de disseminação deste momento recente é muito maior do que aconteceu na maior parte de 2020”, frisou.     

Confira a entrevista completa no programa Fala PB acessando o link abaixo:

PESQUISADOR NO FALA PB – NO TRECHO - 1’09’40”