Notícias

Na Tabajara especialista cita sequelas da Covid no cérebro

publicado: 15/03/2021 11h47, última modificação: 15/03/2021 11h47

No Jornal Estadual desta segunda-feira, 15, as apresentadoras Beth Menezes e Rayo Miranda entrevistaram, por telefone, a educadora especialista em ginástica para o cérebro, Fabíola Ferreira dos Santos. Ela destacou as sequelas da Covid-19 nas funções neurais.

Segundo especialistas, exercitar nosso cérebro de forma sistemática é tão importante quanto o exercício aeróbico para o nosso corpo. Por meio de exercícios que envolvem novidade, variedade e desafio crescente, a metodologia da “ginástica para o cérebro” estimula e auxilia na criação de reserva cognitiva em todas as faixas etárias.

Estudos indicam, cada vez mais, que o coronavírus pode afetar regiões importantes do cérebro e a reserva cognitiva dos pacientes pode ser decisiva nessa resposta. Segundo Fabíola, a doença vem deixando seqüelas, inclusive na coordenação motora. “Hoje as pesquisas vem avançando cada vez mais e já apontam que a resposta na recuperação das pessoas acometidas pela doença está muito associada ao exercício da região cognitiva, antes e depois da Covid”.

Fabíola explicou sobre como funciona a reserva cognitiva. “Fazendo uma analogia, podemos dizer que ela funciona como uma poupança no nosso cérebro que, se aplicada, paulatinamente, ao longo dos anos, atenderá a pessoa na hora da necessidade”, disse.

Ela ainda comentou sobre como é realizada a ‘ginástica cerebral’. “São dinâmicas que estimulam, ativam a visualização, trabalhando a memória, concentração, visão espacial. Todos precisam exercitar o cérebro por meio de dinâmicas que fazem com que o órgão recebem estímulos diários”, explicou.

Todos os detalhes da entrevista estão na transmissão ao vivo do programa no facebook da Rádio Tabajara. Confira no link abaixo:

 ENTREVISTA EDUCADORA FABÍOLA – ACIONAR NO MINUTO 1:11’03”