Notícias

Na Tabajara: Joice Berth comenta problemáticas das relações de poder

publicado: 28/05/2021 15h47, última modificação: 28/05/2021 16h00
JoiceBerth.padraoradio.jpg

O Fala Paraíba desta sexta-feira, 28, apresentado por Ivyna Souto e Petrônio Torres, contou com a participação da escritora, ativista brasileira e arquiteta Joice Berth. Ela tratou de assuntos relacionados ao seu livro ‘Empoderamento’, que aborda conceitos relativos a opressões estruturais, entre outras temáticas em torno da discussão sobre racismo e feminismo no Brasil e no mundo. O programa vai ao ar das 11h às 13h, de segunda a sexta, na Rádio Tabajara AM 1.110 e FM 105.5. 

Joice falou do conceito da palavra que intitula o seu livro, já explicando que não é algo que se define de forma sucinta. “A grosso modo, podemos dizer que é algo feito com grupos minoritários para resgate do poder social, que foi perdido ao longo da história. Mas, dentro desse contexto, podemos questionar sobre o que pensamos a cerca do que é ‘poder’”, disse.

A partir disso, Joice pontuou que a forma que pensamos sobre ‘poder’, por si só, já é problemática. “A gente tem uma configuração de poder que está sempre concentrada na mão de alguns, quando na verdade ele deve ser coletivo. Então, é um questionamento das estruturas, e ao mesmo tempo, um trabalho de resgate desses grupos minoritários, que não o são na quantidade, mas no acesso a direitos e benefícios sociais não facilitados”, ponderou.

Para a escritora há uma problema de percepção da fragilidade que esses grupos minoritários vivem. “A gente sabe o que é ser pobre, negro, indígena, mulher nesse país, que tem essas opressões estruturais dentro da nossa sociedade. Mas, existe uma dificuldade de conscientização sobre o quanto isso é profundo. Não vemos essas pessoas se organizando, de tal modo, que faça uma pressão no poder público para conseguir acessar aquilo que é de direito”, pontuou.

    

Confira a entrevista completa no link abaixo:

JOICE BERTH NO FALA PB

registrado em: