Notícias

Na Tabajara entrevista aborda vacinação das gestantes

publicado: 03/02/2021 15h11, última modificação: 03/02/2021 15h48

O Jornal Estadual desta quarta-feira (3) teve a participação do Chefe de Imunização da prefeitura da Capital, Fernando Virgulino. Na entrevista, concedia por telefone, para as apresentadoras Beth Menezes e Rayo Miranda, ele falou de mudanças ocorridas nos públicos elegíveis ou prioritários para a vacinação contra a Covid-19, na Paraíba e em outros locais do país. Ontem, o governo do estado atualizou o plano de vacinação, incluindo a possibilidade de mulheres grávidas, lactantes e puérperas para entrarem na fila da vacinação neste momento.

Fernando começou explicando que quando é aberta a possibilidade de inclusão de novos grupos, os trabalhos da equipe se reorganizam para atender as diretrizes repassadas. “No decorrer da campanha, os estudos vão avançando e implantando novos públicos. Não existe de ‘teratogenicidade’ (qualquer agente - incluindo fatores ambientais - que causa um anormal desenvolvimento prenatal) nem para a mulher nem para o bebê, quanto a vacina contra a Covid 19. Foram feitos estudos durante a fase de testes da vacina, que levaram em consideração o acompanhamento médico das mulheres nessas condições”, disse.

 Fernando destacou a imunização dos grupos prioritários, que já estão sendo vacinados desde o início da campanha, aqui na Capital. “Nós iniciamos com os trabalhadores de saúde dos hospitais referência Covid, UPAS e SAMU. Após esse público já vacinamos os demais trabalhadores da rede hospitalar e da atenção básica. Já foram mais de 18 mil pessoas vacinadas até o momento”, relatou.

Segundo Fernando, nesta quarta a vacinação está ocorrendo para os agentes de endemias, que vem trabalhando nas ruas, passando nas residências, além dos profissionais responsáveis pela sanitização, também em locais onde haja incidência de algum surto do coronavírus. “E a gente segue vacinando também os idosos acamados, recebendo as informações das pessoas que tem algum deles em casa, em internação domiciliar, com dificuldades de locomoção”, falou.

Sobre datas ou previsão para vacinação dos próximos grupos, ele pontuou o fato de não haver ainda um cronograma de entrega das vacinas. “A gente sempre tem pautado as campanhas de vacinação no município assim que as doses são ofertadas. Até o momento, o que acontece é que o Ministério da Saúde recebe as doses, divide para os estados e, portanto, para os municípios. Então, não é algo planejado com antecedência, estamos sempre aguardando as vacinas chegarem para, com isso, ofertarmos aos públicos que estão na sequência determinada pelo plano nacional”, ponderou.

Todos os detalhes da entrevista estão na transmissão ao vivo do programa no facebook da Rádio Tabajara. Confira no link abaixo:

ENTREVISTA FERNANDO VACINAÇÃO COVID - ACIONAR NO MINUTO 37'