Notícias

Município de Areia sedia 1ª edição do do projeto ‘Aruandando no Brejo’

publicado: 11/11/2022 18h19, última modificação: 11/11/2022 18h20
Design padrão Rádio (8).png

A Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5) veiculou dentro da programação dos jornalísticos da emissora desta sexta-feira (7), uma matéria do repórter Juarez Diniz, sobre a 1ª edição do projeto Aruandando no Brejo.

Nos dias 11 e 12 de novembro a cidade de Areia será palco da primeira edição do projeto Aruandando no Brejo, uma mostra itinerante de audiovisual que percorrerá cinco cidades do Brejo paraibano, com exibição de curtas- metragens premiados pelo Fest Aruanda. O Banco do Nordeste Cultural e a Energisa realizam a ação com os organizadores do festival, que tem o objetivo de promover novos espaços de disseminação da produção audiovisual e levar o público a conhecer produções brasileiras em filmes de animação, ficção e documentário.

A abertura da primeira mostra itinerante será às 19h30, no teatro Minerva, com entrada gratuita. Após a passagem por Areia, será a vez de Solânea (dias 18 e 19 nov), Sapé (25 e 26 nov), Guarabira (9 e 10 dez), e Alagoa Grande (16 e 17 dez) realizarem a mostra nos teatros municipais. Para essa edição itinerante, os organizadores consideraram o potencial do Brejo para o turismo rural e comunitário, fortalecendo o vínculo da população com os equipamentos culturais locais.

O Banco do Nordeste Cultural atua no fortalecimento das cadeias produtivas culturais, visando à expansão e disponibilização dessas atividades em todos os estados de atuação. Envolve os acervos artísticos, históricos e bibliográficos, os Centros Culturais da instituição, a ocupação de equipamentos culturais, patrocínio de projetos no segmento, pesquisas e crédito para empresas que movimentam o setor.

Por sua vez, o Fest Aruanda é considerado uma vitrine da produção cinematográfica nacional e terá a 17ª edição em João Pessoa, de 1 a 7 de dezembro, dessa vez com a realização paralela de uma mostra itinerante. “Já tivemos a oportunidade de realizar a mostra em Sousa em anos anteriores e retomamos esse formato pelo Brejo. Será proveitoso para que o público que não está habituado ao cinema se familiarize com essa linguagem, em que teremos exibições pelo interior concomitante à realização do nosso festival”, destaca o coordenador e produtor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar.

Confira a programação das edições do Festival Aruandando no Brejo:

1º dia

19h30 – Abertura com participação dos parceiros e realizadores;

1ª Sessão (Sexta, 19h30) – Exibição de Curtas-Metragens premiados no Fest Aruanda:

Aruanda – De Linduarte Noronha (22 min)

Noite no Sítio (Ficção) – De Lucas Machado (7 min)

A Ética das Hienas (Ficção) – De Rodolpho de Barros (20min)

Flor no Quintal (Animação) – De Mercicleide Ramos (6 min)

Makinaria (Animação) – De Igor Tadeu

Faixa de Gaza (Ficção) – De Lúcio César (16min.)

2º dia

15h00 – Palestra: Do Cinema Silencioso (anos 1920) à ‘primavera do cinema paraibano’ (2018/19); seguido de debate sobre o tema tratado e demandas locais (diagnóstico) a partir do relato dos agentes culturais reunidos.

Palestrante: Prof. Dr. Lúcio Vilar (Demid-UFPB)

17h00 – Sessão Aruandinha: Exibição da Animação em longa-metragem: As aventuras do Avião Vermelho (RG)

19h30 – Exibição do Longa-Metragem: Cássia Eller, de Paulo Fontenelle.

 

Ouça a matéria completa acessando o link abaixo:

ARUANDANDO NO BREJO

 

 

 

registrado em: