Notícias

Médica fala de vacinação em mães de crianças deficientes e alerta surto de Zika

publicado: 07/07/2021 14h56, última modificação: 07/07/2021 15h30
Design padrão Rádio - 2021-07-07T145600.478.jpg

O Fala Paraíba desta quarta-feira, 07, apresentado por Ivyna Souto e Judivan Gomes, teve a participação da médica ginecologista e obstetra Adriana Melo, que atua na assistência e pesquisas sobre a microcefalia em crianças, decorrente do Zika Vírus. Ela ainda alertou a população, em especial as mulheres grávidas, sobre a possibilidade de um novo surto de arboviroses no estado, neste ano. O programa vai ao ar das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira, na Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5).  

Ela pontuou a preocupação sobre a morte, pela Covid 19, das mães de crianças portadoras de deficiências, e a importância da imunização desse grupo de mulheres. 

De acordo com a médica, as mães das crianças que dependem dos cuidados de forma integral, precisam, urgentemente, ter suas vidas preservadas pela vacinação contra a Covid 19.

“A gente tem discutido isso desde maio do ano passado, quando passamos a ver que mulheres grávidas e puérperas tinham o risco maior de desenvolver a forma grave da doença, comprometendo mais a saúde delas ou levando até ao óbito, como ocorreu num grande número”, afirmou.

A pesquisadora destacou que nenhum vírus deve ser menosprezado. "Precisamos ter investimentos em pesquisa de vacinas de todo vírus que se humaniza. O que temos visto, neste período, é uma explosão de casos de doenças por 'arboviroses' como dengue, Chikungunya, Zika'. O que me preocupa é que o médico que atende esses pacientes não foi capacitado para diferenciar a origem das manifestações dessas doenças e estou vendo novamente grávidas com quadro bem típico de Zika e isso nos preocupa muito", alertou.  

Confira a entrevista completa no link abaixo:

DRA ADRIANA MELO NO FALA PB

registrado em: