Notícias

Luto na comunicação: morre em João Pessoa o radialista e cantor Jadir Camargo aos 74 anos

publicado: 28/08/2024 11h46, última modificação: 28/08/2024 11h46
Design padrão Rádio (20).png

Um dos profissionais que marcaram a história do rádio paraibano e que fez uma grande trajetória dentro da programação da Rádio Tabajara, o radialista e cantor Jadir Camargo faleceu na manhã desta quarta-feira (28), aos 74 anos, em João Pessoa.

Jadir, que tinha como nome de registro Jair Mendonça, estava internado no Hospital Edson Ramalho, no bairro de Tambiá, na Capital. Ele enfrentava problemas de saúde em decorrência da diabetes e após o diagnóstico de um câncer no pâncreas seu estado de saúde tornou-se ainda mais delicado.

Velório e sepultamento:
O corpo do radialista será velado na Central de Velórios Morada da Paz, em Jaguaribe, a partir das 13h. O sepultamento ocorrerá às 10h da manhã desta quinta-feira (27), no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro, em João Pessoa.

Jadir Camargo

Jadir Camargo deu voz a músicas célebres que estão na memória dos paraibanos. Dentre as canções cantadas por ele está um hino do Botafogo da Paraíba, que ganhou sua forte interpretação, o “Botafogo Paraibano”, além das muitas marchinhas de Carnaval. Como cantor, chegou a integrar orquestras e até se apresentou no Galo da Madrugada, em Recife.

Na Rádio Tabajara Jadir apresentou quadros que marcaram as manhãs dos ouvintes como o “Bom Dia Saudade”, Informativo Tabajara, o “Show de Rádio” e “Paraibano Como Você”. O radialista iniciou sua carreira na emissora ainda nos anos de 1970, fazendo história nos microfones e transmissões em todo o estado.

Jadir Camargo nasceu em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, em 9 de outubro de 1949. De acordo com trabalho de Conclusão de Curso de Naíma Gomes Vilôr na UFPB, o pai de Jadir Camargo era operador do Cine Avenida e operário na antiga Fábrica Tibiri. Já a sua mãe, era doméstica.

Desde os oito anos de idade Jadir tinha um verdadeiro fascínio pelo rádio, como sempre relatava entre os colegas dos bastidores. Após ter sido aconselhado a buscar emprego no rádio devido à sua voz forte e empostada, Jadir fez testes para locutor e logo ingressou na Rádio Tabajara. Ele ainda atuou em várias emissoras de João Pessoa, como Arapuan, Correio e Liberdade.

Para além dos microfones, Jadir Camargo ainda dedicou-se aos estudos e concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1983.

 

redação com clickpb e blog Edna Soares

registrado em: