Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançada plataforma para telemedicina “Central Corona”
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançada plataforma para telemedicina “Central Corona”

Notícias

Lançada plataforma para telemedicina “Central Corona”

A ‘Central Corona’, lançada nesta segunda-feira (6), foi produzida por dois desenvolvedores de softwares brasileiros. Eles criaram uma ferramenta gratuita para que pacientes tenham atendimento médico rápido e de forma virtual.  A ideia foi colocada em prática, após ser publicada a portaria do Ministério da Saúde, que autorizou o uso da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no dia 23 de março.

Segundo Geraldo Ramos, um dos desenvolvedores, que é pernambucano, formado em João Pessoa, e mora nos Estados Unidos desde 2013, trabalhando em uma empresa de desenvolvimento de software, a Central Corona é uma plataforma gratuita que faz a ponte entre os pacientes e os médicos por meio de aplicativos de conversa ou de redes sociais. O meio visa auxiliar as pessoas a obterem atendimento online em caso de suspeita da Covid-19, evitando o deslocamento físico destes pacientes para postos de saúde ou hospitais.

O funcionamento da Central Corona é feito a partir do site da plataforma. A partir de lá, os pacientes são direcionados para o aplicativo de conversa escolhido na primeira etapa. O primeiro contato é com um chatbot, um atendimento automatizado, que faz uma triagem para saber se existe a necessidade de encaminhar o chamado do paciente para um médico real.

Após a triagem, se for necessário conversar com um profissional, é aberto um chamado e o paciente entra em uma fila de requisições. A partir daí um dos médicos ou médicas voluntários do projeto entram em contato com o paciente e fazem o atendimento virtual.

Até esta segunda-feira (6), nove médicos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul estavam cadastrados como voluntários da plataforma. Os médicos que quiserem participar como voluntários também podem acessar uma área específica do site para fazer o cadastro.

registrado em: