Notícias

JP tem aumento de reclamações contra operadoras

publicado: 24/09/2020 14h52, última modificação: 24/09/2020 17h40

A capital paraibana foi a cidade do Estado que apresentou maior aumento no número de reclamações contra operadoras de internet, TV e celular solicitadas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no primeiro semestre do ano. No estudo também foi visto que operadoras na Paraíba e em João Pessoa tiveram, até junho, menos clientes novos que no ano passado.

A queda de assinantes e aumento das reclamações foram dois pontos que sentiram um forte impacto devido a pandemia do novo coronavírus. Conforme comunicado da Anatel, no início da pandemia, o tráfego de rede aumentou 49%, o que causou um abalo nas estruturas de telecomunicações, especialmente as de internet banda larga.

Em junho do ano passado as operadoras registraram 4,6 milhões de novos assinantes para os serviços de internet fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura na Paraíba. Este ano, esse valor caiu para 4,4 milhões de assinantes. Isso foi traduzido em uma queda anual do número de novos assinantes de 4,47%. Na análise dos dados de João Pessoa foi observado queda anual nos assinantes, comparando o primeiro semestre de 2019 com o mesmo período em 2020. A queda foi ainda maior que a estadual, alcançando 6,8%.

Os dados foram coletados pelo portal ‘Pode comparar’, que sugeriu aos usuários que verifiquem se a operadora está cumprindo com o contratado, por exemplo, na velocidade de internet. Para saber isso, é preciso iniciar o teste através de um velocímetro de internet. Caso a velocidade da conexão não chegue a 80% do contratado, o usuário deve registrar a reclamação contra a operadora.

 


Redação com Assessoria Content Officer - Selectra Brasil