Notícias

Jornalistas da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) se destacam com 4 reportagens premiadas na Comenda Mário Tourinho

publicado: 25/06/2025 14h01, última modificação: 25/06/2025 14h31
Design padrão Rádio (12).png

Os jornalistas Clara Rezende e Marcelo de Lima, que atuam na Rádio Tabajara; Bárbara Wanderley e Samantha Pimentel, do Jornal A União, veículos que integram a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), foram premiados pela Comenda Acadêmico Mário Tourinho de Imprensa – Edição 2025. O resultado foi divulgado pela Academia Paraibana de Ciência da Administração. A Comenda reconhece produções jornalísticas de destaque nas áreas da administração pública e privada na Paraíba.

Rádio Tabajara venceu na categoria Radiojornalismo com a reportagem de Clara Rezende. Ela levou o primeiro lugar com o segundo episódio da Série: Entendendo o Orçamento Público. O segundo lugar ficou com o primeiro episódio da Série: Equilíbrio Fiscal e Desenvolvimento Social, de Marcelo de Lima.

Já na categoria Jornalismo Impresso, a EPC também garantiu o primeiro lugar com a matéria: Melhores condições de trabalho são estratégia, de Bárbara Wanderley e o segundo lugar foi de Samantha Pimentel, com a reportagem: Com 95 anos, SEAP tem reconhecimento nacional, ambas veiculadas no Jornal A União.

Marcelo celebrou o reconhecimento. “A série de reportagens foi pensada e produzida de forma a tornar acessível e atraente para o público um assunto que é importantíssimo, mas ainda desconhecido de grande parte da população. Esse tipo de premiação é importante para incentivar a produção de outros materiais relevantes no assunto”, destacou.

Bárbara decidiu escrever a matéria quando soube que o edital do prêmio havia sido publicado. “A minha matéria fala sobre o aumento da preocupação das empresas com o bem-estar dos funcionários. E quando o edital do prêmio foi publicado eu vi que casava perfeitamente o assunto. E recebi com muita alegria hoje essa notícia”, disse.

Já Clara pontuou sua percepção sobre temas que se destacam, especialmente, no segundo semestre do ano como as votações dos orçamentos do Estado e Prefeitura e resolveu detalhar para os ouvintes. "Os termos LOA e LDO ganhavam destaque nos noticiários e nas discussões nas casas legislativas. Então, fui às ruas para saber se as pessoas entendiam o que aquelas siglas e leis significavam e notei que muitos não tinham essa compreensão", considerou. 

Segundo Clara, a ideia para a série “Entendendo o Orçamento Público” surgiu a partir disso. "O objetivo foi de explicar como os gestores públicos decidem quanto pode ser gasto e com o quê. O papel social do jornalismo foi um dos pontos que me fez querer entrar para a área e, hoje, receber essa Comenda, por um trabalho que acredito que tem um caráter educativo e social, é uma honra", completou.

E Samantha evidenciou na sua reportagem o apanhado dos trabalhos de ressocialização dentro das unidades prisionais no estado. "A matéria também surgiu por uma indicação de Cardoso, nosso colega que faleceu em janeiro, inclusive a edição é dele. Foi importante receber esse reconhecimento porque também é um momento de homenageá-lo", contou.

Segue abaixo os links dos trabalhos reconhecidos das categorias áudio e impresso da EPC:

CATEGORIA – RADIOJORNALISMO

(Comenda Mário Tourinho) 1º Lugar – Entendendo o Orçamento Público: episódio 2.
Produção e Reportagem: Maria Clara Rezende Costa Falcão.
Veículo de Comunicação: Rádio Tabajara.
Link: https://open.spotify.com/episode/1k7G4dhGcZVWpNHtlmOQdt?si=vf__r2CvROCzEsguSHnZJQ&nd=1&dlsi=16caf9f493d24c07

(Monção Honrosa) 2º Lugar – Série Especial – Equilíbrio Fiscal e Desenvolvimento Social: episódio 01.
Reporter: Marcelo de Lima Fernandes
Veículo de Comunicação: Rádio Tabajara.
Link: https://open.spotify.com/episode/7LOhAg7EsqRjQeg0CRUA2F

CATEGORIA – JORNALISMO IMPRESSO

(Comenda Mário Tourinho) 1º Lugar – Matéria: Melhores condições de trabalho são estratégia.
Autora: Bárbara Wanderley.
Veículo de Comunicação: Jornal A União.
Link: https://drive.google.com/file/d/17FrMyFWktFweagLR2vS0tfHRDYYU0QFz/view?usp=sharing

(Monção Honrosa) 2º Lugar – Matéria: Com 95 anos, SEAP tem reconhecimento nacional.
Autora: Samantha Pimentel.
Veículo de Comunicação: Jornal A União.
Link: https://drive.google.com/file/d/1OyPhxKlSAhW2eutqm8lgEjbrezTvgVcp/view?usp=sharing

registrado em: