Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Interatos apresenta ‘Guerreiro’ pelo Dia da Consciência Negra
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Interatos apresenta ‘Guerreiro’ pelo Dia da Consciência Negra

Notícias

Interatos apresenta ‘Guerreiro’ pelo Dia da Consciência Negra

A edição deste mês do projeto Interatos de teatro integra a programação estadual de comemorações do Novembro Negro, que este ano trabalha o tema ‘Compromisso com a Igualdade Racial’. A apresentação será nesta terça-feira (12), às 19h30, no Teatro Íracles Pires (ICA), unidade cultural da Funesc em Cajazeiras.  A entrada é gratuita.

A atração é o experimento cênico ‘Guerreiro’, do Grupo de Teatro Móijargão. O monólogo, que tem direção geral de João Paulo Macedo e musical de Cleiton Teixeira, será encenado pelo ator Joziel Santos.

De acordo com a sinopse, o experimento cênico em forma de monólogo surgiu como uma inquietação e intenção de divulgar e fomentar o Teatro Negro dentro da UFPB e outras universidades, uma vez que não se faz referências a dramaturgos e escritores voltados para esse tipo específico de dramaturgia e grade curricular universitária.

Composto pelas memórias ou situações vividas pelo ator, que é negro, a arquitetura da encenação se deu a partir de pesquisas e trabalhos técnicos fortemente influenciados pela Antropologia Teatral.

A relevância do trabalho está em dar visibilidade e problematizar a questão do negro no teatro brasileiro como um potente tema a ser desenvolvido e estudado nos meios acadêmicos e artísticos, corroborando para o conhecimento e maior valorização dos aspectos da cultura negra e fator racial no Brasil.

Com uma dramaturgia em que o corpo e a voz possuem o papel de maior potência artística na peça, ‘Guerreiro’ tem a duração de 45 minutos, com direção geral e preparação vocal e corporal de João Paulo Macedo (ator, dançarino popular e músico), direção musical de Cleiton Texeira (ator, cantor e músico), e atuação de Joziel Santos (ator, cantor e dançarino popular).

Dentro dessas perspectivas, ‘Guerreiro’ vem sendo o primeiro espetáculo do Grupo de Teatro Móijargão, que dentro de sua linha de pesquisa vem se destacando na cena teatral paraibana, participando de várias mostras universitárias e festivais pelo Brasil, levando nosso tipo de linguagem e estética a serem avaliadas e discutidas de acordo com o evento. O Guerreiro é um espetáculo com prêmios de melhor ator, melhor direção, melhor direção musical, melhor trilha sonora e melhor espetáculo.

Serviço:

Espetáculo: Guerreiro, com o Grupo de Teatro Móijargão

Data: 12/11 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Teatro Íracles Pires (Cajazeiras)

Entrada: Gratuita

registrado em: