Notícias

Fina volta atrás em decisão, e brasileiros recuperam vaga nas Olimpíadas

publicado: 25/06/2021 15h57, última modificação: 25/06/2021 15h57
nadadoraparaibana.padraoradio.jpg

A Federação Internacional de Natação (Fina) voltou atrás na decisão havia mudado as regras de classificação e tirado a vaga que os brasileiros Isaac Souza e Luana Lira  tinham garantido. A Fina informou que os 18 melhores classificados da Copa do Mundo estarão nas Olimpíadas de Tóquio.

Com isso, Isaac Souza (8º) e Luana Lira (16ª) voltam a figurar. Eles competirão na plataforma de 10m e no trampolim de 3m, respectivamente. Além deles, Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, que foram finalistas da Copa do Mundo realizada em maio, também estão garantidos nas Olimpíadas.

A Copa do Mundo de Tóquio, evento-teste para os Jogos, garantiria inicialmente vagas a todos os semifinalistas das provas individuais de saltos ornamentais. Só que depois da competição pré-olímpica, a Fina percebeu que o número de atletas classificados havia superado as 136 cotas da modalidade. Por isso, mudou os critérios de classificação, passando a garantir vagas apenas para os 12 finalistas.

Assim, o Brasil garantiria vagas apenas com Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, que alcançaram as decisões da plataforma de 10m. Nas eliminatórias, quando a princípio seriam definidas as vagas olímpicas, Luana foi a 16ª colocada, enquanto Isaac foi o oitavo. Ele garantiria a vaga olímpica se tivesse repetido o desempenho na semifinal, que antes não era classificatória para os Jogos.

Após protestos da CBDA e ameaças de acionar a Corte Arbitral do Esporte, a Fina voltou atrás na decisão e informou a confederação brasileira que a regra inicial de classificação volta a valer.

 

 

Com ge/pb

registrado em: