Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governador esclarece medidas e plano científico
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governador esclarece medidas e plano científico

Notícias

Governador esclarece medidas e plano científico

No programa Fala Governador desta segunda-feira (1), João Azevêdo realizou a prestação de contas semanal dos atos do governo, em torno das ações de combate à disseminação do novo coronavírus no Estado. Ele pontou as medidas acrescentadas aos dois novos decretos, anunciado no último sábado, com vigência até 14 de junho. E também esclareceu sobre o plano científico, estudado para ajudar os gestores nas tomadas de decisões dentro dos níveis de segurança, em atenção aos perigos de contágio da Covid 19.

No último sábado o governo do Estado anunciou mais dois decretos. Um que prorroga até 14 de junho as medidas restritivas já existentes, com alguns ajustes, como do retorno das balsas só para pedestres. Também a não obrigatoriedade das máscaras para crianças autistas. E o outro decreto 40.289 elaborado em discussão com os prefeitos da grande João Pessoa, para diminuir a circulação de veículos na região.

O Governador relatou pontos do plano com propostas de retomada de atividades econômicas no Estado, durante a pandemia de Covid-19. As medidas anunciadas no projeto podem entrar em vigor a partir do dia 15 de junho, mas antes serão discutidas com representantes de alguns setores e a sociedade civil.

“Enquanto não tiver uma vacina ou tratamento que nos garanta uma cura rápida e imediata. É preciso dar passos com cautela para que não entremos num caminho sem volta”, disse.

 Ele também frisou a necessidade dos municípios realizar os testes e dar o retorno desses dados para a Secretaria de Estado da Saúde. “O Estado já disponibilizou mais de 100 mil testes para que tenhamos a melhor leitura possível da situação. A Paraíba é o Estado que vai testar o maior número da sua população em termos proporcionais”, considerou o governador.

O Estado está realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba os estudos com o uso do plasma convalescente, ou seja, de pessoas que tiveram a doença com sintomas leves. A coleta está sendo realizada pelo Hemocentro da Paraíba. “É importante dizer que essa é uma experiência pioneira e eu torço para que isso nos ajude a ter um retorno ainda maior de pacientes para as suas casas”, frisou.

O governador elencou também os equipamentos necessários para a formação de um leito de UTI em condições de receber o paciente da Covid 19. Ele ainda esclareceu sobre os 84 respiradores comprados pelo Governo do Estado, mas que haviam sido retidos, mas devolvidos pelo Ministério da Saúde. “Com isso, foi possível abrir novos leitos nos municípios só para atender os pacientes da Covid 19, além dos que estão separados para atender de outras especialidades”, disse.

Você pode assistir o programa completo na transmissão realizada na página oficial governo no facebook. Confira no link – Programa Fala Governador 01.06.20

registrado em: