Fala, Gov: distribuição das vacinas em até 24h após dia 21

publicado: 28/12/2020 15h26, última modificação: 28/12/2020 16h23

No Programa Fala, Governador, desta segunda-feira (28), João Azevêdo finalizou o balanço de ações da gestão este ano, com a participação de secretários e presidentes de órgãos de estado. O governador iniciou o último programa do ano registrando os fatos, sem deixar de reforçar a preocupação pela situação pandêmica em que ainda nos encontramos. Ele voltou a alertar sobre a vigilância nos cuidados sanitários que podem evitar a contaminação pelo coronavírus.

João ainda lembrou que, apesar dos quase 10 meses de enfrentamento à Covid-19, e muitos relatarem cansaço por ter que permanecer a maior parte do tempo em casa, fazendo isolamento social, os maiores afetados pela condição atual são os profissionais de saúde, que apresentam um grau elevado de estresse e exaustão, tendo em vista a dedicação contínua no atendimento aos pacientes contaminados que chegam nas unidades de saúde diariamente.

Retomando o balanço das ações, o programa contou com a apresentação dos trabalhos da Empresa Paraibana de Turismo, a PBTur, através da sua presidente, Ruth Avelino. Ela falou dos grandes desafios enfrentados pelo setor diante do fechamento dos equipamentos turísticos por todo o estado. Segundo Ruth, o maior desafio foi manter vivo o desejo de conhecer ou voltar à Paraíba, na memória dos turistas, por meio da campanha ‘Não cancele, remarque’. Outro projeto colocado em ação foi incentivar os paraibanos a viajarem pelo próprio estado.

Quem entrou em seguida, abordando as atividades realizadas ao longo deste ano, foi o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira. Ele destacou as medidas que foram tomadas para atender às normas sanitárias, como a carteira digital, os agendamento on-line, oferecendo os serviços do órgão de forma remota à população, reforçados, em especial, nos momentos mais críticos da pandemia.

O Secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano destacou a queda brusca na receita nos meses de abril e maio. Até aquele momento não se sabia sobre ao auxílio financeiro do governo federal. Contudo, o governo estadual foi proativo, sempre priorizando a vida. Oferecendo medidas de apoio às pequenas empresas. E, quando a Paraíba entrou na bandeira amarela, disponibilizou o programa ‘Sefaz em ação’, para que as empresa em atraso puderam se regularizar, sem sofrer qualquer penalidade, multa.

Quem finalizou os relatos do balanço de ações deste ano foi o Secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Ele começou parabenizando os paraibanos que adotaram as regras sanitárias implementadas, ao longo desses meses, impedindo o adoecimento de muitos com atitudes simples como a higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento social.

O governador encerrou o programa falando da reunião nesta manhã com o Consórcio Nordeste, onde foi discutido o plano de vacinação. Ele reforçou o que foi anunciado pelo Secretário de Saúde sobre a data esperada para a chegada das primeiras vacinas no estado, que é o dia 21 de janeiro. João ainda chamou atenção sobre a estrutura que o país possui para realizar com total eficácia o plano de vacinação.

De acordo com João a distribuição da vacina deve ser realizada em até 24h nos municípios paraibanos e toda uma logística está sendo preparada para isso. “Toda a infraestrutura que nós temos de caminhões, aeronaves, inclusive, solicitamos a Justiça para utilizar até esse avião apreendido recentemente e que poderá ser usado, por ter condições de transportar rapidamente a vacina nas quatro regiões do estado, em tempo hábil, cumprindo as etapas estabelecidas pelo plano de vacinação nacional”, disse o governador.

Confira esses e todos os outros assuntos no programa completo de hoje, acessando o link abaixo:

Programa Fala Governador – 28.12.2020