Notícias

EPC define nova data para a realização da prova prática dos candidatos ao cargo de jornalista

publicado: 06/09/2023 16h28, última modificação: 06/09/2023 16h28
Design padrão Rádio(7).png

As novas provas para a função de jornalista do concurso da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que foram suspensas pela Fundação Vunesp no dia 27 de agosto, acontecerão no próximo dia 17 de setembro, também em um domingo. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

O novo edital também resolve questões que foram motivo de descontentamento entre os candidatos no chamamento anterior, como a realização da prova em horários distintos. Agora, todos farão uma mesma prova em horário único.

As primeiras provas prático-profissionais do concurso público da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) aconteceram no último fim de semana de agosto. Ao longo do sábado (26) e do domingo (27), os candidatos aos cargos de auxiliar de serviços gráficos, repórter fotográfico e operador de acabamento compareceram à sede do Jornal A União para os exames.

Já os convocados para a avaliação prático-profissional do cargo de jornalista compareceram à Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), mas devido a problemas na confecção dos malotes com as avaliações que seriam aplicadas, o teste prático foi adiado até o lançamento deste novo edital de convocação.

Durante o fim de semana de aplicações, as provas agendadas no Distrito Industrial (onde se localiza o Parque Gráfico e a Redação de A União) transcorreram com sucesso e, agora, os candidatos devem aguardar a divulgação dos resultados desta fase no Diário Oficial do Estado (DOE).

Como, para manter a lisura do processo, a Fundação Vunesp envia todo o material lacrado, o problema só foi descoberto quando a primeira das quatro turmas que fariam a prova chegou à sala de aplicação do teste. Então, em conjunto, representantes da Fundação Vunesp e da EPC optaram pela suspensão das provas.

Devido a problemas na confecção dos malotes com as avaliações que seriam aplicadas, o teste prático foi adiado.

Em nota divulgada logo após o cancelamento da prova, a EPC se solidarizou com os candidatos e lamentou o adiamento do teste em virtude do ocorrido, que é de inteira responsabilidade da Fundação Vunesp: “A EPC informa, ainda, que a Vunesp já se comprometeu a ressarcir os candidatos por eventuais danos causados em virtude do adiamento da prova prática, como também a publicar, já no início desta semana, o Edital contendo o novo calendário para aplicação do teste prático para o cargo de jornalista”.

Segundo a presidente da comissão que representa a EPC na organização do concurso, Joseane Porto, como uma nova prova será elaborada pela Vunesp, a EPC solicitou que, desta vez, o teste aconteça em horário único como forma de evitar que haja troca de informações entre os candidatos. “Essa falha ocorreu apenas na prova para o cargo de jornalista, cuja prova prática era a elaboração de um texto com quatros envelopes com os temas para cada turma e mais quatro envelopes com a folha de resposta. E apenas nesse caso não veio a folha de resposta, mas as provas práticas dos outros cargos tinham todos os equipamentos necessários e aconteceram normalmente”, explicou Joseane Porto.

Ao lamentar o ocorrido, a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, informou que, agora, a EPC está “aguardando o Edital com nova data de aplicação ser enviado pela Fundação Vunesp”.

Aqueles que tiverem dúvidas ou considerações a fazer a respeito da realização desta fase do processo devem entrar em contato com a organizadora através do endereço eletrônico www.vunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3874-6300.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 05 de setembro de 2023.

registrado em: