Notícias
Entrevista: Dia Mundial do Diabetes alerta população para os fatores de risco da doença, especialista comenta
O Jornal Estadual, jornalístico da Rádio Tabajara, no ar das 6h às 8h da manhã, de segunda a sexta-feira, veiculou nesta segunda-feira (14), uma entrevista com o médico nefrologista, Dr. Plínio Muniz, sobre o dia de hoje ser celebrado o Dia Mundial do Diabetes.
O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. A data tem como objetivo alertar a população para os fatores de risco da doença e chamar a atenção para a prevenção no intuito de evitar outras complicações de saúde.
O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”. Globalmente, estima-se que 422 milhões de adultos viviam com diabetes em 2014, em comparação com 108 milhões em 1980. A prevalência global de diabetes quase dobrou desde 1980, passando de 4,7% para 8,5% na população adulta. Isso reflete um aumento nos fatores de risco associados, como sobrepeso ou obesidade.
O médico explica que a diabetes é uma causadora de doenças renais. O alto nível de açúcar faz com que os rins, que funcionam como uma peneira, filtrem muito sangue e fiquem sobrecarregados. Com o tempo e o excesso de resíduos no sangue, os rins perdem a capacidade de filtragem e começam a falhar. Esse descontrole do diabetes pode levar a uma lesão renal, chamada de nefropatia diabética, que representa a principal causa de entrada em diálise na maioria dos países ocidentais, sendo que 90% dos pacientes diabéticos iniciando diálise são do tipo 2. No Brasil, conforme o último senso das diálises realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, o diabetes é a segunda maior causa de doença renal crônica em fase terminal, ficando atrás da atrás da hipertensão (32% versus 34%).
Clique no link abaixo e ouça a matéria completa: DR PLÍNIO MUNIZ