Notícias

Rádio Tabajara repercute entrevista de especialista que explica relação de novos quadros virais a fatores climáticos

publicado: 09/11/2022 17h52, última modificação: 09/11/2022 18h54
Design padrão Rádio (6).png

O Jornal Estadual desta quarta-feira (9), entrevistou o Diretor Superintendente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), Daniel Beltrammi. O médico sanitarista explicou a relação de novos quadros virais aos fatores climáticos no país, em especial no Estado da Paraíba.

Quando há mudança de clima, a temperatura muda bruscamente, e o nosso organismo se torna mais vulnerável. Com o clima seco, os vírus e as bactérias conseguem se proliferar com mais facilidade quando as células estão ressecadas. Por isso, a facilidade do aumento dos casos de gripes, resfriados e diversas outras doenças se desenvolverem. Quem já possui algum problema respiratório crônico acaba sofrendo ainda mais. Com a baixa umidade do ar, o muco nasal se torna mais espesso e não consegue limpar as vias aéreas adequadamente. Dessa forma, as infecções respiratórias se tornam tão frequentes.

Para os cuidados, o especialista alerta para a hidratação por meio da ingestão de água diariamente. Aos idosos, bebês e pessoas que se enquadram em grupo de risco, a indicação é para o uso de máscara em ambientes fechados sem circulação de ar, ou em ambientes abertos com uma grande quantidade de pessoas circulando.

A orientação é de que idosos acima de 75 anos, pessoas que passaram por transplante de órgão recente, pessoas com doença de lúpus e imunossuprimidos, em geral, evitem aglomerações e utilizem máscaras sempre que tiverem contato com outras pessoas. Pessoas com condições de saúde normais e que não são idosas devem usar máscara apenas em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar. Se infectadas, devem utilizar máscaras sempre que saírem de casa e/ou tiverem contato com outras pessoas.

Confira a entrevista completa acessando o link abaixo:

ENTREVISTA – DANIEL BELTRAMMI

 

registrado em: