Notícias

Editora A União lança o livro ‘Os tempos dos envelhecentes e idosos’ da pesquisadora paraibana Dilma Brasileiro

publicado: 28/09/2023 15h45, última modificação: 29/09/2023 15h45
Design padrão Rádio(16).png

‘Dia Internacional das Pessoas Idosas’ e o ‘Dia Nacional do Idoso’ são comemorados em 1º de outubro e, em alusão ao tema, a Editora A União lança na próxima quinta-feira (28), às 19h, na Livraria A União, o livro Os tempos dos envelhecentes e idosos: ressignificando o trabalho, o lazer e a saúde, da professora e pesquisadora Dilma Brasileiro.

A publicação, que leva os selos das editoras A União e EDUEPB, é resultado da Tese defendida pela autora em 2020 para Professora Titular, último posto na carreira docente, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de onde atualmente é professora aposentada. A autora destaca no prefácio que a pesquisa analisa “a envelhecência dentro de um contexto sistêmico, com enfoque nas questões socioculturais e psicológicas dos envelhecentes, questiona-se sobre o tempo, o trabalho, o tempo livre/lazer e a saúde; como cuidar da vida/natureza, como nos cuidar, como cuidar dos outros depois dos 50 e mais”.

Dilma Brasileiro escreve ainda, no prefácio, que o trabalho foi realizado durante a pandemia da Covid 19 e que “as ebulições que surgiram como decorrência desse período da minha vida e o isolamento que advieram da pandemia contribuíram para as reflexões presentes agora neste ensaio. O arcabouço teórico aqui discutido é fruto das inquietações de uma mulher aos 50 e mais e deste tempo pandêmico”.

Este é o segundo livro da autora que tem Mestrado em Ciências do Desporto de Recreação e Lazer pela Universidade do Porto, em Portugal; Doutorado em Sociologia pela Universidade de Granada, na Espanha; e Pós-doutorado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Bolonha, na Itália.

Sobre a expectativa para o lançamento, Dilma afirmou que objetiva que seja “um momento de troca de conhecimentos e discussões sobre os envelhecentes e idosos a partir do paradigma do lazer, do trabalho e da saúde. Com o envelhecimento populacional, o tema se torna cada dia mais importante e relevante para o século 21”.

Serviço

Data: 28/09 (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Livraria A União - Praça do Povo do Espaço Cultural - R. Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho, João Pessoa – PB
Preço do livro: R$ 50,00

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do Jornal A União de 26 de setembro de 2023.

registrado em: