Notícias

Editora A União doa livros de escritores paraibanos

publicado: 24/10/2023 16h17, última modificação: 24/10/2023 16h17
e05f8558-c9f3-45d2-aae6-a9f5de4e2cd8.png

A Editora A União fez adoação de livros de escritores paraibanos para enriquecer o acervo da biblioteca da instituição. Além disso, haverá um estande de vendas no hall de entrada da Biblioteca Central para que o público conheça o trabalho da editora e livros publicados.

A reitora Mariana de Brito Barbosa ressalta a importância da parceria entre a Editora A União com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) que poderá surgir a partir da exposição de livros neste evento.

“Uma instituição de ensino tem um papel social muito forte, não só para o estudante, a família e a sociedade. Uma parceria com a editora, fortalece e enriquece ainda mais o papel social da Unipê, permitindo que a gente cause um processo de modificação na cidade e no nosso Estado, que é nossa missão institucional”, frisou.

De acordo com o gerente da Editora A União, Alexandre Macedo, a EPC e a Unipê são duas instituições consolidadas na Paraíba, uma no âmbito da Comunicação e a outra na Educação, respectivamente. Na avaliação dele, esta parceria será proveitosa para as duas instituições. “Assim como o Unipê fomenta o ensino de qualidade, a missão da editora é o fomento e valorização da cultura paraibana, especialmente, a literatura”, destacou.

A gestora da biblioteca do Unipê, Cecília Rimar, informa que existem aproximadamente 75 mil títulos de livros virtuais, já os livros físicos são 120 mil unidades, sendo 35 mil títulos. “O Unipê tem uma vasta bibliografia de autores paraibanos, pois a instituição já teve uma editora. A gente tinha muita publicação, então foi maravilhoso receber estas doações da Editora A União”, disse.

Exposição Gênesis

Gênesis traz em seu âmago, toda uma relação de sentimentos e conexões dos seres humanos com seus vínculos familiares, profissionais, políticos e sociais. Tendo como referência o nordeste — sua aridez e tropicalidade — o artista abusa do uso de cores vibrantes, contornos fortes, e traços marcantes, em formas espiraladas, que lembram arabescos e estampas de cashmere. Suas inspirações remontam à ideia de criação do mundo, fertilidade, úteros, acolhimento.

O resultado é uma composição de símbolos complexos e provocativos ao espectador, que tem liberdade de interpretar o que sua imaginação proporciona.

O artista plástico Edicarlos Silva sente-se lisonjeado em ser convidado a participar da Semana da Biblioteca no Unipê pela segunda vez. “A minha exposição traz elementos do cenário e da cultura paraibana, o que por sua vez, dialoga diretamente com a ideia de valorização do artista paraibano da Instituição. Sinto falta de mais espaços para nós, artistas plásticos, expormos a nossa arte”, disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do Jornal A União de 24 de outubro de 2023.

registrado em: