Notícias
Caravana Literária Agosto das Letras homenageia a violeira e cantadora Chica Barrosa
O Festival Agosto das Letras, realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC) tem como objetivo favorecer, cultivar e incentivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens, além de proporcionar atividades culturais e popularizar os nomes, obras e histórias de grandes escritores, especialmente os nordestinos, para um público diverso, promovendo oficinas, palestras, feiras, lançamentos de livros, contação de histórias para crianças, entres outras atividades.
Abrindo a programação, o projeto ‘Caravana Agosto das Letras’, presta homenagem a violeira e cantadora Chica Barrosa (1867-1916). A caravana vai percorrer seis municípios do estado entre 25 de julho e 6 de agosto: Pilar, Boqueirão, Taperoá, Teixeira, Sumé e Coremas.
Para compor a grade de programação, foram selecionadas por meio de edital, 15 propostas: cinco de contação de histórias; cinco de saraus; três de oficinas literárias; uma de oficina de quadrinhos; e uma exibição de curta-metragem.
Para cada proposta selecionada será pago cachê de R$ 1,4 mil. O processo de seleção aconteceu por uma comissão em duas etapas: análise documental e análise de mérito. Toda a documentação necessária e instruções para envio do material estão descritas no edital.
Sobre Chica Barrosa – Conhecida como “A Rainha Negra do Repente”, a cantadora e violeira Chica Barrosa era filha de João Francisco dos Santos e Josefa da Conceição Silva, escravizados alforriados. Morreu assassinada na cidade onde nasceu, Pombal, no Sertão paraibano, após uma discussão por causa de um relacionamento amoroso.