Notícias
Dicas relacionadas à saúde estão em Coluna semanal do Jornal Estadual

Orientações envolvendo mitos e verdades sobre o que pode trazer benefícios ou não à saúde estão na Coluna semanal “Vida Saudável”, no Jornal Estadual, da Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5), no ar de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h. E quem revela essas dicas é o Nutrólogo Alan Lúcio, que a cada quinta-feira apresenta situações para os ouvintes sobre o que ronda o imaginário das pessoas do que é apontado por aí como parte de dietas.
Na coluna da última quinta-feira, Alan abordou as questões relacionadas a ingestão do vinho, e pontuou: “Já dizia Paracelsus que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Essa verdade se encaixa perfeitamente em relação ao vinho. Tal bebida contém uma substância chamada Resveratrol, um potente antioxidante, capaz de auxiliar na prevenção de várias doenças”, comentou.
No entanto, segundo o médico, as primeiras observações no tocante a isso, foram feitas por cientistas franceses, que observaram que, apesar da dieta da população da França ser rica em alimentos calóricos e com muita gordura e açúcar, a incidência de infarto e AVC era menor do que em alguns outros países da Europa e dos EUA. A explicação para isso, segundo eles, está no hábito que os franceses têm de ingerir pequenas quantidades de vinho nas principais refeições.
O resveratrol, contido no vinho, evita a oxidação de moléculas de colesterol e, desse modo, esse colesterol não de deposita na parede dos vasos sanguíneos, sendo assim, há uma redução do risco de um acidente vascular ou infarto. Além da ação antioxidante da substância. Porém, a respeito da quantidade, ressalta o nutrólogo, que o ideal é uma pequena taça no almoço e outra no jantar, diariamente.
Perfil - Dr. Alan Lúcio é médico, formado pela UFPB, Pós-graduado em Nutrologia, Pós-graduando em Endocrinologia, além de atuar na área de Medicina Intensiva. Atua nas áreas de Emagrecimento saudável, Suplementação Nutrológica, Hipertrofia Muscular, Tratamento Integrativo de Doenças Crônicas, Envelhecimento saudável.
A coluna completa você acessa no link ao lado – VIDA SAUDÁVEL