Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desfile destaca beleza da renda renascença paraibana
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desfile destaca beleza da renda renascença paraibana

Notícias

Desfile destaca beleza da renda renascença paraibana

O desfile com as peças produzidas de trinta e cinco rendeiras dos municípios de São Sebastião de Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro, Camalaú e São João do Tigre chamaram atenção do público que lotou o ambiente preparado na praça de eventos do Espaço Cultural, em João Pessoa, no noite de ontem. Foi o momento que as rendeiras do Cariri paraibano tiveram para mostrar a união do próprio trabalho com a renda renascença e a obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares. O encontro entre pintura e renda se deu graças ao olhar atento do estilista Ronaldo Fraga, resultando na coleção #SomosTODOSParaíba. O evento contou com a realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Programa do Artesanato Paraibano (PAP), em parceria com o Sebrae Paraíba, o estilista Ronaldo Fraga, Sereia Praia e a Prefeitura Municipal de Monteiro. Ao som da cantora Sandra Belê, filha de rendeira e nascida no Cariri, as peças foram apresentadas ao público.

O governador João Azevedo, que prestigiou o desfile, ressaltou a importância desse evento para reforçar o que a Paraíba tem de melhor. “Esse é um grande momento para homenagear as nossas rendeiras do Cariri paraibano. Esse trabalho, que está belíssimo, agrega valor, e mostra acima da tudo a qualidade dessa tipologia exposta hoje no Salão do artesanato, aqui em João Pessoa, que já bateu todos os recordes de número de peças vendidas da história. Esse desfile comprova ainda mais o valor que estamos agregando à renda, fazendo com que o trabalho das nossas rendeiras seja conhecido nacionalmente. E, além disso, poder abrir lá em Monteiro um espaço definitivo para vendas, que nós vamos conveniar com a prefeitura da cidade”, disse.

Desenvolvimento sustentável – Durante o evento foi assinado um protocolo de intenção para instalação do Centro de Referência do Artesanato do Cariri, na sede em Monteiro. A gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, enfatizou a criação do Centro de Referência de Artesanato de Monteiro (Cram), espaço pensado para exposição dos produtos feitos pelas rendeiras do Cariri, mas que também será, ao mesmo tempo, museu, memorial e local de capacitações. O local será montado por meio de parceria entre o Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Prefeitura de Monteiro. “Será um lugar voltado ao desenvolvimento sustentável, fomento da renda renascença e o desenvolvimento regional do Cariri”.

O artista plástico Flávio Tavares falou da emoção em ter suas peças como fonte de inspiração para o desfile. “As rendeiras tem umas mãos de fada e o Cariri está de parabéns por essa arte e empenho”, disse.

Natural de São Sebastião do Umbuzeiro, Maria Regina Gomes, de 53 anos, desenvolve sua arte em renda renascença desde os oito anos de idade. Ela estava emocionada em participar desse projeto. “Foi belíssimo. Trabalhar com Ronaldo e Flávio Tavares foi maravilhoso. As nossas expectativas são de melhoramentos para o trabalho das rendeiras do Cariri paraibano”, contou.

O veterinário e modelo, Neto Alves, estava entre o público que lotou o espaço. Ele acompanhou o desfile e ficou surpreso com os trabalhos. “Achei tudo maravilhoso. Organização nota 10, todos muito receptivos, nos colocou nos lugares. As peças lindas. Um trabalho divino das artesãs no Cariri,” apontou.

De acordo com a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Marielza Rodriguez o sucesso do desfile é fruto do esforço de todos os envolvidos. “A gente mostrou neste desfile o resultado de muita coisa boa que aconteceu. De encontros com muito amor e carinho, de parceiros, de pessoas que pensam na Renda Renascença da Paraíba com a maior satisfação possível e a maior vontade que essas mulheres ganhem dinheiro e sejam protagonistas desta história de sucesso”, disse.

registrado em: