Notícias
'De Repente na Rede' homenageia o pernambucano Adauto Ferreira
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (16), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Adauto Ferreira Lima.
Adauto Ferreira nasceu em Caruaru (PE), em 7 de outubro de 1949. Começou a cantar aos 17 anos e, aos 20, já com determinado prestígio na cantoria e a convite de Ivanildo Villanova, mudou-se para Campina Grande (PB), onde reside até hoje.
Depois de um tempo, tornou-se cantor de forró, mas sempre foi muito conceituado entre os poetas cantadores. Participou de grandes festivais, tanto em Campina quanto em outras cidades, no entanto em 1996 deu uma pausa no repente, ingressando na luteria e fabricação de violas, profissão que tinha aprendido a executar sozinho.
A partir de 2002, Adauto fez sucesso no forró e, em 2006, com um problema na audição, voltou a participar de cantorias e de festivais. Em sua trajetória, já cantou com poetas como Heleno Severino, Vinícius Viturino, José Faustino Villanova e Manoel Domingos.
Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.
Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Serviço:
De Repente na Rede
Quarta-feira, 16/06/2021, às 19h
Homenageado: Adauto Ferreira Lima (PE)
Apresentação: Iponax Vila Nova
TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov