Notícias

De Repente na Rede homenageia Afonso Pequeno

publicado: 23/02/2021 14h33, última modificação: 23/02/2021 14h33

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (24), mais um programa De Repente na Rede, atração que presta uma homenagem aos poetas e repentistas nordestinos e que vem sendo transmitida semanalmente, em vídeo, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. O homenageado desta semana é o poeta e forrozeiro Afonso Pequeno, de Pernambuco.

A apresentação é de Iponax Vila Nova, também coordenador do projeto, que além de conduzir as cantorias dos artistas celebrados em cada edição, ainda ministra oficinas de declamação e versos pelo estado, dentro do projeto.

Afonso Pequeno é poeta, cantador e forrozeiro da cidade de São José do Egito (PE) e desde pequeno tem grande paixão pela sanfona. Atua como vocalista e sanfoneiro da banda de forró pé de serra “Forró Encantador”, a qual destaca composições autorais. Já participou de uma edição presencial do projeto ‘De Repente no Espaço’, da Funesc, sendo novamente homenageado pelo seu relevante trabalho, dessa vez de forma on-line.

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando ininterruptamente, todos os meses, sempre na primeira quarta-feira do mês, o projeto De Repente no Espaço. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial precisou ser temporariamente suspenso, o que não impediu a continuidade do programa em seu novo formato, o ‘De Repente na Rede’, no qual o apresentador homenageia um poeta repentista a cada semana.

Já figuraram na lista dos poetas aplaudidos nomes como Raimundo Caetano, Nonato Neto, Sebastião Silva, Zé Cardoso, Pedro Bandeira, João Lourenço, Moacir Laurentino, entre outros.

Os interessados podem ter acesso a todos os programas exibidos desde julho de 2020 através do canal da Funesc no YouTube.

O apresentador Iponax Vila Nova nasceu na cidade de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. Filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, Iponax se destaca como um dos grandes repentistas da atualidade, vivenciando a poesia no seu dia-a-dia. Ainda bem jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país e se mostra como um ativista da cultura matuta, além de articulador da arte do repente, sendo considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

SERVIÇO:

De Repente na Rede – Afonso Pequeno (PE)

Quarta-feira, 24/02, às 19h

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov

registrado em: