Notícias

Criatividade e viabilidade de execução estão entre os principais critérios observados no Concurso Muro Marinês

publicado: 24/03/2022 14h55, última modificação: 24/03/2022 14h55
Design padrão Rádio - 2022-03-09T152540.032.jpg

O Concurso Arte e Grafite promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), no intuito de estimular a ocupação do muro da Rádio Tabajara, divulgando a arte com resgate da memória local e dos ícones culturais da Paraíba, observa alguns critérios que são considerados fundamentais para o projeto vencedor.

De acordo com o designer gráfico e professor do curso superior de Tecnologia em Design Gráfico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Daniel Lourenço, dos principais critérios considerados pelos jurados sobre os projetos apresentados pelos inscritos no Concurso, está, primeiro, a adequação ao tema. “Se não atende aos requisitos básicos de tamanho e relação com a proposta, já desmerece bastante o trabalho”, alertou.

Ele também destacou a criatividade, utilização de uma linguagem ousada, diferenciada e com aspectos mais técnicos. “E é preciso ainda atentar para a viabilidade de execução daquele projeto no muro, atendendo às dimensões para o qual foi destinado, além de atender a aspectos mais subjetivos que precisam ser levados em consideração”, completou.

As inscrições para o Concurso Arte e Grafite – Muro Marinês - terminam nesta sexta-feira, 25, e os interessados devem enviar seus trabalhos até as 16h deste dia no e-mail cpl.auniao@hotmail.com. O cronograma e o edital do concurso estão disponíveis no portal www.epc.pb.gov.br. O projeto selecionado será grafitado no muro frontal da Rádio Tabajara e receberá uma premiação no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais).

A técnica da xilogravura será a utilizada nesta 4ª edição do Concurso que, este ano, homenageia a cantora e compositora Inês Caetano de Oliveira - Marinês, conhecida como a “A rainha do Xaxado”. Os trabalhos concorrentes devem ser inspirados na música “No meu Cariri”, letra de Rosil Cavalcanti, interpretada por Marinês.

A comissão julgadora, formada por especialistas, será composta por um representante da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), outro da Fundação Espaço Cultural (Funesc) e de um representante da Coordenação do curso de Design do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O anexo do edital traz a letra da música da artista homenageada, com a finalidade de proporcionar inspiração, para se ter um melhor embasamento do tema proposto.

ACESSE O EDITAL DO CONCURSO NO LINK - EDITAL

registrado em: ,