Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concluído grafite ‘Muro Mestre Sivuca’ na Rádio Tabajara
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concluído grafite ‘Muro Mestre Sivuca’ na Rádio Tabajara

Notícias

Concluído grafite ‘Muro Mestre Sivuca’ na Rádio Tabajara

O muro da Rádio Tabajara agora estampa a arte inspirada na música “Forró da Bicharada” de Paulinho Tapajós e Severino Dias de Oliveira – o Mestre Sivuca. O trabalho foi realizado pela equipe do Coletivo Acervo 03, após um dos integrantes, o artista visual Américo Gomes (Meiacor), ter sido o vencedor do concurso de arte e grafite ‘Muro Mestre Sivuca’, lançado este ano pela Empresa Paraibana de Comunicação – EPC.

Participaram da execução da arte no muro da Rádio Tabajara, que fica na Av. Pedro II, além de Américo, os dois outros grafiteiros do Acervo 03, Thiago (Camô) e Pedro (Mulinga), que contaram também com o trabalho da artista Bárbara (Babilônia). Segundo Meiacor, apesar de algumas intercorrências por conta do período de chuvas, foi possível realizar o que haviam programado e dentro do prazo previsto.

“Contratamos também um profissional para fazer o registro de imagens para um mini-documentário sobre o trabalho”, contou. O edital premiou o vencedor com o valor de 6.000,00 (seis mil reais), quantia que vai contribuir para expandir ainda mais a arte do grupo. “O Acervo funciona como empresa e vamos usar parte desse dinheiro para investir em novos trabalhos”, comentou Meiacor.

O Coletivo Acervo 03, além de intervenções urbanas, também tem um histórico de produções culturais como curadorias de exposições e eventos, além de agenciamento de outros artistas. Américo Gomes de Almeida Filho, que atua com o grupo, se formou pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Artes Visuais, ainda em 2011. Ele produz suas artes voltadas para as áreas de animação, grafite e ilustração. O pseudônimo “Meiacor” surgiu como necessidade de assinar seus grafites, atividade que surgiu em sua vida há alguns anos. O nome é nada mais que um anagrama de “Américo”.

O objetivo do concurso arte e grafite é estimular a ocupação do muro da Rádio Tabajara, divulgar a arte do Grafite para a população, preservar o patrimônio histórico e cultural, tocar a efetividade da população, especialmente aos jovens, acerca da memória local e dos ícones culturais da Paraíba, além de promover manifestações artísticas, desafiando a produção de projetos que atraiam a população para as áreas públicas.

registrado em: