Notícias
CMJP aprova lei que concede às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos de PCDs
O Jornal Estadual desta segunda-feira (19),repercutiu uma matéria do repórter Wellington Sérgio, uma matéria abordando a aprovação do Projeto de Lei Ordinária (PLO) que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do município de João Pessoa.
Na última quinta-feira (15), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou a lei de autoria da vereadora Fabíola Rezende (PSB), o PLO 1.035/2022 estabelece que as pessoas que possuem fibromialgia serão consideradas possuidoras de impedimentos de longo prazo de natureza física, que podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade. Portanto, a medida assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência.
A vereadora autora do PL destacou que, além de ter a doença, foi procurada por pessoas que solicitaram a medida. Fabíola afirmou que a fibromialgia é uma doença muitas vezes incapacitante e difícil de ser diagnosticada. “Só sabe quem tem a doença. A aprovação dessa matéria é uma vitória grande”.
Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.
Confira a entrevista completa acessando o link abaixo:
REPORTAGEM - FIBROMIALGIA