Notícias

Centro de Assistência Toxicológica registra crescimento nos casos de acidentes causados por escorpião

publicado: 26/07/2022 18h56, última modificação: 26/07/2022 18h56
Design padrão Rádio (2).png

O Jornal Estadual desta terça-feira (26), entrevistou o coordenador do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), Hermeson Magalhães, abordando o crescimento no atendimento nos casos de acidentes causados por picadas de escorpião.

Só em 2022, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), por meio do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), registrou mais de 1.200 atendimentos, considerado um aumento significativo comparado a outros anos no mesmo período.

Hemerson, considerou que aparecimentos dos escorpiões podem ser devido ao período de chuvas frequentes, acometido nas últimas semanas.

Durante as chuvas, é comum que escorpiões busquem abrigo em residências. Por isso, é importante ficar atento a cuidados básicos que podem prevenir acidentes com esses animais peçonhentos.

Em ambientes externos, deve-se evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico – que atraem baratas, o principal alimento do escorpião. Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos escorpiões e outros peçonhentos.

O Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox) fica localizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Confira a entrevista completa acessando o link abaixo:

ENTREVISTA – HERMESON MAGALHÃES

 

 

registrado em: